Parceria entre Saúde e Educação gera Programa “Saúde na Escola – Cresça e Apareça II” em Fartura

0
104
Professores que acompanharam a palestra

Proposta envolve a parceria com a família, para sustentar a nova proposta de Saúde e melhorar assim, a qualidade de vida da população

Por meio de parceria intersetorial entre as Coordenadorias de Educação e de Saúde, de Fartura, foi implantado o Programa “Saúde na Escola – Cresça e Apareça II”, que consiste em ações de Saúde promovidas junto a professores da Rede Municipal de Ensino pela psicóloga Daniela Viana.

Na quinta-feira, 24 de março, houve palestra para os professores no Anfiteatro da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professor Miguel de Góes Vieira”, durante a Hora de trabalho pedagógico coletivo (Htpc), com a psicóloga Daniela Viana. Nesta primeira ação, também participaram as professoras Fernanda dos Santos Mendes e Josemara Leite de Oliveira, do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

O objetivo principal, segundo a psicóloga é prevenir o adoecimento emocional e psíquico das crianças e adolescentes. Ela informou que trabalha neste Programa, o estabelecimento de vínculos, limites educacionais, entre outras questões importantes que auxiliam no desenvolvimento psíquico da criança e do adolescente. Assim como a capacitação continuada dos professores, afim de assegurar um espaço de troca de conhecimentos e fortalecer a aptidão para a inclusão.

A psicóloga Daniela chama a atenção para a presença de distúrbio psicológico, que pode ser percebido quando um ou mais comportamentos se afastam de uma norma social, com frequência ou intensidade, que os adultos significativos de seu meio, julgam ser muito alta ou muito baixa. “Quando o comportamento da criança se desvia significativamente das expectativas do desenvolvimento, deve ser procurada ajuda de um profissional para corrigir essas falhas”, cita. Dessa forma, para a profissional, é essencial orientar crianças, suas famílias e professores, sobre as dificuldades de desenvolvimento, sendo foco principal a prevenção e o tratamento da saúde mental.

Neste primeiro encontro, Daniela falou sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de um transtorno de neurodesenvolvimento, causado por alteração de múltiplos genes. “A investigação clínica é multidisciplinar, então para se diagnosticar o TEA, é importante que seja feita uma avaliação neuropsicológica, outra com a fonoaudióloga; com uma fisioterapeuta e avaliação médica”, esclarece Daniela.

A proposta do Programa envolve ainda a parceria com a família, para sustentar a nova proposta de Saúde e melhorar assim, a qualidade de vida da população. O próximo encontro do “Saúde na Escola – Cresça e Apareça II”, será no Anfiteatro da Escola Miguel de Góes, às 19h30, dia 7 de abril e Daniela informou que falará sobre “Violência Doméstica”.

Josemara e Fernanda durante palestra
Daniela Viana durante a palestra

Assessoria de Imprensa – Comunicação Oficial

Prefeitura Municipal de Fartura

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade