Saúde Bucal orienta moradores sobre cuidados na pandemia

0
140
Dra. Kesia durante atendimento

A higiene bucal em pacientes contaminados com o novo Coronavírus, pode prevenir complicações à Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3308-9400

A encarregada de Saúde Bucal de Fartura, Kesia Nochelli, fez uma alerta aos moradores sobre os cuidados que devem ter na pandemia. “Frente à Covid-19, reforçamos a importância da higiene bucal, visto que a boca é uma das portas principais de entrada do vírus”, explica. A boa higienização pode evitar, principalmente, problemas pulmonares, que tornam o vírus ainda mais perigoso.

No caso de pacientes contaminados com o novo Coronavírus, a higiene bucal pode prevenir complicações à Saúde. Dra. Késia informou que além disso, diversos estudos já comprovaram a eficácia do cuidado com a saúde bucal na prevenção de doenças cardíacas, depressão e doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão arterial, câncer, entre outras doenças sistêmicas.

 É preciso manter as mãos sempre higienizadas, utilizando os protocolos corretos, pois a saúde está integrada como um todo. “Como as mãos são imprescindíveis no acesso à cavidade bucal, como no uso do fio dental, do higienizador de língua e da escova de dente, é importante que estejam bem higienizadas com frequência, para que se possa levá-las até a cavidade bucal”, enfatiza Dra. késia.

A encarregada citou ainda que o estado de saúde do paciente que tenha contraído a Covid-19 pode ser agravado, caso sua higiene bucal não seja feita de maneira correta, com atenção especial para a língua e aos dentes molares, aqueles mais próximos da faringe, para evitar a pneumonia por aspiração. “Portanto, para prevenir quem está com a Covid-19, e mesmo quem não esteja acometido pelo vírus, de agravos de infecções pulmonares e cardíacas, é imprescindível a higienização bucal correta”, assinala Kesia.

É importante ressaltar, também, sobre a troca periódica da escova dental, devendo ocorrer a substituição sempre que o indivíduo estiver se recuperando de alguma infecção. “A medida é para evitar risco de uma nova contaminação, além da importância do uso de fio dental e enxaguante bucal.

“Esses hábitos de higiene bucal devem ser adquiridos por toda vida, não somente no período do novo Coronavírus, visto que as pessoas podem ser infectadas por outro vírus a qualquer tempo. Nesse contexto, também é fundamental cuidar da higienização das escovas de dente e dos higienizadores de língua, mantendo-os imersos em solução desinfetante, à base de água ou enxaguante bucal, para evitar a reinfecção após cada uso”, concluiu Dra. Késia.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3308-9400.

Assessoria de ImprensaComunicação Oficial

Prefeitura Municipal de Fartura

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade