Projeto “Prefeitura no Bairro” revolucionará atendimentos à população farturense

0
355

Força-tarefa levará serviços da administração municipal até moradores da zona rural, desde o Gabinete do Prefeito até atendimentos de Saúde, Cultura, Educação, Infraestrutura, Meio Ambiente, Agricultura, Indústria e Comércio, PATE, Banco do Povo, Assistência Social, Esportes, Turismo e Fundo Social

Fartura lança, oficialmente, o Projeto “Prefeitura no Bairro”. Trata-se de uma força-tarefa formada por todas as coordenadorias municipais para levar os mais variados serviços aos moradores da zona rural. Isso é o que prevê a primeira fase da ação. No entanto, segundo o prefeito Luciano Filé, idealizador da proposta, a ideia é que a zona urbana, também seja contemplada.

As coordenadorias já se reuniram e definiram o que cada Pasta levará para atender os moradores. As primeiras comunidades a receber os serviços serão Guaiuvira e Bortotti, bairros rurais populosos no município. Lá serão montadas tendas, na sexta-feira, 27 de agosto, para receber os habitantes próximo à Capela do bairro Guaiuvira, das 14h às 18h.

Para o prefeito, o Projeto “Prefeitura no Bairro” é um dos grandes legados da gestão, criado em benefício da população. “Levaremos os serviços públicos mais perto do contribuinte, tornando cada vez mais acessível e direto o canal entre Executivo e cidadão”, enfatiza. “Nossa intenção era iniciar em janeiro deste ano, entretanto, devido à pandemia, o lançamento foi adiado, mas agora já saiu do papel”, conta Filé.

O prefeito destacou: “me sinto honrado em poder liderar essa equipe e dar os primeiros passos na implantação deste projeto, neste momento em que a pandemia começa a dar uma trégua”.  Nas próximas semanas, a Prefeitura divulgará os demais locais a receberem o “Prefeitura no Bairro”.

Gabinete

O evento terá um espaço denominado “Gabinete do Prefeito”. Com isso, Luciano Filé receberá todos os moradores que desejarem levar seus anseios até o chefe do Poder Executivo. “É uma forma de mostrarmos que estamos abertos a conversar e ouvir a todos os moradores”, enfatiza o líder farturense.

Indústria e Comércio

A Coordenadoria de Indústria, Comércio e Emprego, que tem como titular o vice-prefeito, Pedro Langeli, orientará os moradores que trabalham na informalidade, sobre os benefícios de legalizarem suas atividades, além de oferecer os serviços prestados pelo Programa de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor (PATE), principalmente para quem está procurando por um trabalho e quanto a informações sobre como solicitar RGs. Os moradores ainda poderão esclarecer todas as dúvidas com relação às linhas de crédito do Banco do Povo. Os jovens terão a seu alcance todas as informações relacionadas ao alistamento militar, por meio da secretaria da Junta de Serviço Militar.

Assistência Social

De acordo com a coordenadora de Assistência e Desenvolvimento Social, Patrícia Braga, a Pasta orientará os participantes sobre os serviços, programas e projetos oferecidos pelo órgão. Dentre eles, o Programa Criança Feliz, CadÚnico, Serviço de Convivência como o Espaço Amigo e o Centro de Convivência do idoso, o Programa Viva Leite e os Serviços de Proteção social Básica e Especial.

Saúde

Luís Renan de Oliveira, coordenador de Saúde, divulgou que o Setor, disponibilizará assistência e ofertas de serviços, como vacinação. “Será verificada pela equipe a carteirinha dos moradores e haverá orientação e agendamento para tomar a dose que estiver faltando”, explica. No local, serão aplicadas as vacinas contra o Tétano e a Hepatite. Já os moradores que ainda não foram imunizados contra a Covid-19 serão orientados a procurar o Centro de Saúde Dr. Alécio Ravanelli para a aplicação do imunizante. Haverá atendimento médico; além da aferição de pressão e temperatura; agendamentos de exames como Mamografia, Papanicolau, exames laboratoriais, entre outros, recadastramento da população; testagem de HIV e Sífilis. Os moradores passarão, ainda, por consulta odontológica. As equipes serão divididas em três tendas para levar atendimento de qualidade aos residentes do bairro.

Esportes

O coordenador de Esportes, Luiz Garbelotto (Pelotta), levará até a Guaiuvira, a conscientização sobre o Esporte, a apresentação de todas as atividades que desenvolve dentro do município, além de promover a prática de alongamento, gincanas recreativas e jogos cooperativos, tanto para criança quanto para adultos.

Turismo

O coordenador de Turismo, André Bertoni, informou que a Pasta promoverá o cadastro de propriedades interessadas no Turismo Rural; para artesãos e quem quiser trabalhar com produtos artesanais ou tradicionais. André informou que o órgão também esclarecerá sobre quais recursos os proprietários podem obter por meio do Turismo Rural.

Educação

A Pasta da Educação deve promover um trabalho de “Busca Ativa” de alunos da rede municipal de ensino, orientando sobre o retorno gradual das aulas. Também irá colaborar com a promoção de jogos e oficinas junto aos pais; contação de histórias.

Cultura 

A Coordenadoria de Cultura, por meio do titular Bruno Souza, deve levar atividades como a pintura facial; Biblioteca Circulante; apresentação de artistas; ajudar com a promoção de gincanas, teatro de fantoches e trabalhar orientações sobre a Biblioteca Municipal.

Meio Ambiente e Agricultura

Isabela Mendes, da Coopera Fartura, falará sobre reciclagem e lixeiras rurais, enquanto a engenheira ambiental da Prefeitura, Nanubia Barreto orientará sobre intervenção em Área de Preservação Permanente (APP); corte de árvores na área rural; limpeza de açudes; fossas sépticas e o Setor irá doar mudas nativas. Já na área da Agricultura, o engenheiro agrônomo, Bruno Henrique Pilegi, fará um cadastramento de produtores para melhorar o atendimento e descobrir as demandas de cada bairro. Ele falará sobre a importância da coleta e análise de solo e sobre o funcionamento dos serviços agrários; como são feitos os agendamentos, sobre as visitas técnica e assistência ao produtor.

Infraestrutura

O coordenador de Infraestrutura, Juliano Fabro, orientará os moradores sobre a ligação de energia em locais proibidos por Lei; drenagem de águas pluviais; orientação sobre as estradas rurais.

Fundo Social de Solidariedade

Já o Fundo Social de Solidariedade, por meio do presidente, Carlos Magno, promoverá um cadastramento para os interessados em participar de cursos, como de manutenção de máquinas. A Pasta oferecerá cobertores às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Atendimento aos animais de estimação

Os animais dos bairros também receberão atendimento especial. A equipe da Clínica Municipal estará no local desde a terça-feira, 24 de agosto para dar início as cirurgias de castração, até a sexta-feira (27). Serão castrados os pets nestes dias. Patrícia Garcia informou que o Castramóvel ficará no local com a equipe da Clínica. Já os integrantes da Vigilância Sanitária (VISA) também estarão no local e aplicarão doses da vacina antirrábica nos pets.–

Assessoria de ImprensaComunicação Oficial

Continua depois da Publicidade