Centro de Saúde e ESFs Vila Nossa Senhora de Fátima e São Caetano realizam novos mutirões de Papanicolau no mês de julho

0
567

Exame preventivo é essencial e sua realização periódica permite que o diagnóstico de um possível câncer seja feito precocemente, reduzindo a mortalidade de mulheres em sua decorrência. Ele é indicado para pessoas que tenham ou já tiveram vida sexual ativa

O Centro de Saúde e os Programas Estratégia Saúde da Família (ESFs) Vila Nossa Senhora de Fátima e São Caetano, de Fartura, promoverão novos mutirões para realização de exames Papanicolau.

Centro de Saúde

O exame ginecológico será coletado no próximo dia 6 de julho, terça-feira, das 13h às 18h. Os atendimentos, neste dia, acontecerão por ordem de chegada ou mediante agendamento, direcionados às mulheres de 17 a 65 anos, no Centro de Saúde Dr. Alécio Ravanelli, à rua Arthur de Andrade, 41 – Centro. O telefone para mais informações e marcação do atendimento é o (14) 3308-9415. A ação acontecerá sob orientação da enfermeira responsável pelo CS, Josiele Pussas.

ESF Vila Nossa Senhora de Fátima

Nesta unidade de saúde será realizado o II Mutirão, com o público alvo formado por mulheres de 17 a 65 anos de idade. A enfermeira responsável, Amanda Marçal, informa que o exame pode ser realizado após o início das atividades sexuais e, anualmente, as mulheres devem procurar a unidade para realizar a prevenção.

A Unidade receberá as moradoras na semana de 19 a 23 de julho, das 10h às 14h, e no dia 28 de julho, das 13h às 19h. Para a sua realização é necessário levar o RG, CPF e cartão do SUS. A paciente não pode realizar ducha interna no dia do exame, usar pomadas, cremes vaginais e ter relações sexuais nos três dias que antecedem a coleta. O ESF possui cadastro de 817 mulheres e espera-se que boa parte delas compareçam.

O ESF está localizado na Rua São Caetano, número 145, na Vila Nossa Senhora de Fátima, sendo o telefone para contato o (14) 3382-1194.

ESF São Caetano

Também haverá novo Mutirão de coleta de Papanicolau no ESF São Caetano, no próximo dia 27 de julho, das 15h às 19h. As informações são da enfermeira responsável, Isabella Rizzo. No dia 28 de junho, foi promovida coleta de exame, com 15 atendimentos entre exames preventivos e de enfermagem.

Sempre às segundas-feiras, a partir das 9h e mediante agendamento, a equipe também realiza os atendimentos. As marcações podem ser feitas presencialmente, com um Agente de Saúde ou pelo telefone (14) 3382-3435. O ESF São Caetano está localizado à Rua Chica Vaz, 190, na Vila São Caetano.

Importância do Papanicolau

As três enfermeiras reforçam a importância da realização anual do Papanicolau. Trata-se de um teste simples e rápido, que colhe células do colo do útero para serem analisadas em um laboratório. O exame preventivo é essencial, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico de um possível câncer seja feito precocemente, reduzindo a mortalidade de mulheres em sua decorrência. Ele é indicado para mulheres que tenham ou já tiveram vida sexual ativa.–

Assessoria de ImprensaComunicação Oficial

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade