ESF Vila Nossa Senhora de Fátima convoca moradores para controle de Diabetes e Hipertensos

0
257

Unidade orienta, ainda, quanto à Puericultura e pesagem do Bolsa Família; ESF está situado à Rua São Caetano 145, na Vila Nossa Senhora de Fátima

Amanda Marçal, enfermeira do ESF

A equipe do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila Nossa Senhora de Fátima, de Fartura, está convocando moradores que tenham Diabetes para que façam o controle de exame (Hemoglobina Glicada).

Amanda Marçal, enfermeira responsável pelo ESF, solicita que pacientes ou familiares realizem o agendamento, o mais breve possível. A enfermeira informou que 227 munícipes devem fazer este controle, visando manter regular a medicação que fazem uso. Ao todo, 3.493 pessoas estão cadastradas na unidade.

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.

Hipertensos

A unidade de Saúde informa, ainda, que já iniciou o controle pressórico dos Hipertensos. Amanda pediu que os moradores também compareçam ao ESF. São 407 moradores com essa doença cadastrados na Unidade.

O indivíduo é considerado hipertenso quando sua pressão fica maior ou igual a 14 por 9 na maior parte do tempo. A partir deste limite, o risco de ocorrerem doenças cardiovasculares, renais e é significativamente maior.

Receitas

Amanda orienta que os pedidos de receitas médicas, sejam feitos com 10 dias de antecedência ao término dos medicamentos.

Puericultura

A puericultura também é realizada pelo ESF Vila Nossa Senhora de Fátima e prevê o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento infantil, buscando analisar o crescimento, desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança.

A profissional informa que a pesagem das crianças, de até 1 ano de idade, ocorre às segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h. “Solicitamos que os responsáveis compareçam à Unidade para acompanhamento de rotina”, salienta a enfermeira.

Bolsa Família

Amanda divulgou que a unidade fará a última chamada para acompanhamento das famílias que recebem o benefício “Bolsa Família”, no dia 28 de julho, das 16h às 19h. É obrigatório a apresentação da caderneta de vacinação de todos da residência, além do exame preventivo Papanicolau, que deve estar em dia. Também será solicitada a pesagem das mulheres e das crianças. Na unidade há 245 famílias cadastradas, que recebem o Bolsa Família.

O ESF Vila Nossa Senhora de Fátima está situado à Rua São Caetano, 145, sendo o telefone para contato (14) 3382-1194.

Assessoria de Imprensa

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade