Sem festas, Paranapanema e Águas de Santa Bárbara comemoram aniversário

0
597

Formado pela sede e pelo distrito de Campos de Holambra, Paranapanema completou na terça-feira, 20, mais um ano de emancipação político-administrativa, com 162 anos, enquanto Águas de Santa Bárbara completou 145 anos, sendo ambos, parte dos municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual.

Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional, forte atrativo de ambas as cidades, e também, o direito de agregarem junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

PARANAPANEMA

Em 1856, Fernando de Melo doou terras para o povoado de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Já em 20 de abril de 1859, foi criada a freguesia de Bom Sucesso, que pertencia ao município de Itapeva, e tempos depois, em 30 de novembro de 1944, ganhou autonomia e recebeu o nome de Paranapanema.

A data seria de grande festa no município, porém, em razão da pandemia do coronavírus, e também do feriado nacional de 21 de abril, dia de Tiradentes, a Prefeitura Decretou pontos facultativos nos dias 19, 22 e 23, com intuito de diminuir a circulação de pessoas e consecutivamente o aumento da taxa de infecção.

Após reunião com os setores competentes, os feriados do dia 20 e 21 constantes no Decreto 1.903/2021, permanecem mantidos, enquanto o Decreto 1.955/2021, dispõe sobre os pontos facultativos dos dias 19, 22 e 23 de abril.

Dessa forma, apenas os serviços considerados essenciais não terão interrupção, já as demais secretarias, todas estarão com seus serviços interrompidos durante a semana inteira, voltando o expediente normal, na segunda feira dia 26 de abril, enquanto o comércio em geral, deverá funcionar de acordo com a disponibilidade de cada seguimento na fase de transição vermelha/laranja, conforme determinação do Governo do Estado, lembrando que as orientações devem ser mantidas.

ÁGUAS DE SANTA BÁRBARA

A Estância Hidromineral de Águas de Santa Bárbara surgiu quando José Marques do Vale e sua família, juntamente com a caravana de Francisco Dias Baptista e Pedro Dias Baptista, filhos do conhecido Capitão Apiaí (Ignácio Dias Baptista), membros de tradicional família paulista fundaram em 13 de agosto de 1811, a vila de São Domingos as margens do rio Pardo, o que posteriormente originou o nome no município de Santa Bárbara do Rio Pardo.

Em 14 de agosto de 1811, passou de distrito a município, e em 1º de julho de 1978, o nome foi alterado para Águas de Santa Bárbara, hoje Estância Hidromineral. Suas águas são indicadas principalmente para o tratamento de doenças de pele, possui clima ótimo e recantos agradáveis, sendo muito procurada para o descanso. Hotéis, pousadas, balneário, piscinas de água mineral, cachoeiras e outros passeios são mais motivos para a fama do município.

A programação de aniversário geralmente é grandiosa, porém, desde o início da pandemia não pôde ser realizada, sendo suspensa pela Prefeitura. De acordo com informações da Prefeitura, o prefeito Aroldo Caetano ressaltou que o momento é de isolamento social e sente muito não poder realizar os tradicionais eventos, pois, atualmente preservar a saúde da população é essencial.

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade