Inseminação Artificial auxilia produtores rurais de Timburi

0
478

Foi lançado há poucos dias em Timburi pela Prefeitura, através do prefeito Silvio Polo, com apoio da Casa da Agricultura, um programa de inseminação artificial em bovinos, cujo objetivo é de prestar os serviços aos pequenos produtores rurais e melhorar geneticamente seus rebanhos de gado leiteiro e de corte, garantindo mais qualidade, produtividade e renda às famílias.
A partir do momento em que o serviço é solicitado pelo produtor, a Prefeitura fornece o sêmen e os materiais utilizados, assim como o suporte técnico para realizar o procedimento. Atualmente, são oferecidos os sêmens convencionais e, segundo o veterinário responsável, Pedro da Silva (Pedrinho), “além da melhora genética, o programa também funciona no sentido de ajudar os criadores que não possuem o touro reprodutor”.
Alguns animais já foram inseminados e constatados prenhas positivas, sendo monitorados pelo veterinário Pedro Silva, e no decorrer da semana, o prefeito Silvinho esteve acompanhando o trabalho da equipe da Casa da Agricultura numa propriedade rural, onde realizaram os protocolos e procedimentos de atendimento do programa.
Silvinho explicou que “o programa consiste num conjunto de ações visando difundir a inseminação artificial como técnica simples e de fácil acesso, através da prestação de serviços de alta qualidade aos produtores rurais do município, com objetivo final de melhorar geneticamente o rebanho de gado leiteiro ou de corte das propriedades rurais, elevando os índices de produtividade, gerando maior renda aos produtores e maior qualidade dos produtos comercializados por eles”.
O prefeito e o veterinário informaram que os produtores interessados devem comparecer na Casa da Agricultura e falar com o Juca. Fonte: Comunic

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade