Prefeitura de Fartura acelera aquisição de vacinas contra a Covid-19

0
691

A Prefeitura de Fartura está lutando para destravar os processos para aquisição rápida de vacinas contra a Covid-19. No último final de semana o prefeito, Luciano Filé, anunciou, via redes sociais, duas iniciativas que visam a agilização do imunizante.

Uma delas, refere-se a assinatura de um protocolo de intenção do município com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que lidera a implantação de um consórcio público. A meta é acelerar a compra de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos.

Luciano Filé explicou que a proposta foi enviada à Brasília e que, nos próximos dias, direcionará o projeto à Câmara Municipal, para apreciação, legalizando a participação do município neste consórcio. “Entendemos que somente com a imunização de 100% da comunidade, venceremos essa pandemia”, enfatizou o chefe administrativo.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), a obrigação de adquirir imunizantes para a população é do Governo Federal. “No entanto, diante da situação de extrema urgência em vacinar brasileiros e brasileiras para a retomada segura das atividades e da economia, o Consórcio público, amparado na segurança jurídica, torna-se uma possibilidade de acelerar esse processo”, esclarece Filé.

O prefeito lembrou que a união dos municípios por mais vacinas contra o coronavírus no Brasil, obteve adesão de 1.703 prefeituras. O número de cidades inscritas equivale a mais de 125 milhões de brasileiros, 60% da população.

“Unidos pela Vacina”

A outra iniciativa diz respeito a adesão do movimento “Unidos Pela Vacina”. A Prefeitura de Fartura anunciou que a mobilização empresarial “Mulheres do Brasil”, liderada por Luiza Trajano (Magazine Luiza), tem a meta de vacinar 100% dos brasileiros, até setembro deste ano.

O “Unidos Pela Vacina” começou a se articular após Luiza fazer um chamado ao grupo “Mulheres do Brasil”, que conta com mais de 70 mil mulheres de diversos setores da sociedade civil.

A iniciativa, apartidária e sem fins comerciais, mobiliza prefeitos e secretários de Saúde, visando traçar um diagnóstico de quais são as dificuldades para garantir aplicação imediata tão logo haja imunizante disponível em larga escala.

“O objetivo é unir forças na aquisição de insumos como seringas e agulhas e apoiar logisticamente a fabricação de imunizantes”, explica Luciano Filé. “Outra meta diz respeito a conscientização quanto a importância da vacinação entre os brasileiros”, disse o chefe do Poder Executivo. “Juntos vamos vencer este momento”, conclui o prefeito.–

Assessoria de Imprensa

Comunicação Oficial

Prefeitura Municipal de Fartura

Contato (14) 3308-9300

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade