Amvapa debate Mapa do Turismo Brasileiro

0
47

Foi realizada na quinta-feira, 18, na sede do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa), a primeira reunião dos municípios participantes do Mapa Turístico Brasileiro (2021-2022), através da região turística do projeto Angra Doce Paulista, sendo também expostos os projetos realizados e planejados de 2017 a 2020.

Estiveram no encontro representantes dos municípios de Arandu, Avaré, Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Coronel Macedo, Ipaussu, Itaporanga, Ourinhos, Piraju, Riversul, São Pedro do Turvo, Santa Cruz do Rio Pardo, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba e Timburi.

“O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área, ou seja, um recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério do Turismo, no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas”, explicou a secretária de Turismo de Timburi, Ana Maria da Silva.

Na reunião ainda foi apresentada a institucionalização da Região Turística, e para isso, foram aprovadas as criações das Associações de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento do Angra Doce Paulista. Com esta iniciativa, os municípios poderão contar com verbas do Ministério do Turismo para o desenvolvimento das respectivas localidades.

Na ocasião, através de manifestação dos participantes, foram escolhidos os interlocutores da diretoria das Associações, ficando Maria Luiza Freitas (diretora de Turismo de Piraju) como Interlocutora Estadual; Aline Oliveira (presidente do Comtur de Ipaussu), como suplente; Cassiano Godoi, como diretor do segmento de Cultura e Religião; Giovana Redondo, como diretora do segmento de Negócios e Eventos; Ana Maria, como diretora do segmento de Pesca e Rural; Marcos Rodrigues, como diretor do segmento de Bem Estar e Saúde; Danilo Santos, como diretor do segmento de Praia e Náutica e Malu Freitas, como diretora do segmento de Aventura e Ecoturismo.

Os diretores formarão grupos de trabalhos que irão incluir os municípios da Região Turística que tenham interesse em ingressar para inicio das atividades. A presidência da associação permanece a mesma, até nova nomeação, que será em dezembro de 2022, conforme estatuto, sendo Sergio Guidio, prefeito de Ipaussu, como presidente do Conselho de Prefeitos e Silvio Polo, prefeito de Timburi, como vice-presidente.

Já Douglas Benini, prefeito de Itaporanga, é o tesoureiro do Conselho de Prefeitos; Érica Alves é a secretaria executiva; Aline Oliveira fica como presidente da Associação RT Angra Doce Paulista; Malu Freitas é a presidente adjunta; Cassiano Godoi, vice-presidente; Giovana Redondo ficou como tesoureira e David Rodrigues como secretario executivo.

Ainda foram debatidos na reunião os trabalhos na confecção do guia de investimento da região, projeto desenvolvido junto ao InvestSP, com o total apoio do governo do Estado. “Falamos também sobre a baixa no nível da Represa de Xavantes e os impactos tanto para natureza, como para o turismo náutico, discutimos algumas medidas que iremos adotar para capacitação das associações e o apoio do Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, ficando ainda definido que no mês de abril ocorrerá mais uma reunião”, comentou Aline Oliveira.

Fonte: Comunic

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade