O novo fenômeno político da região, Éder Miano, concedeu entrevista exclusiva ao Jornal Sudoeste Paulista e, destacou que fará um choque de gestão, principalmente na área da saúde e lutará pela geração de empregos. Miano venceu as eleições e governará Taquarituba por quatro anos, depois de 28 anos de predominância do PSDB à frente daquela Prefeitura.
Éder, de 39 anos, contou que foi um trabalho minucioso visando as eleições deste ano e que teve início em 2016, quando eleito a vereador pelo município. “Sempre atendi a todos os moradores com muito carinho, nunca tive horário ou deixei qualquer pedido sem resposta”, frisou. Com isso, foi aos poucos conquistando adeptos a sua candidatura e, com apoio apenas de dois vereadores: Maurício Pascucci e Sérgio Piranha, se dirigia a um dos passos mais ousados de sua vida, que era sua candidatura a prefeito.
Integrando até março de 2020 o Partido dos Trabalhadores, Éder decidiu pela filiação, durante a janela aberta para mudanças, pelo Partido Progressista (PP). Para ele, não existe ideologia partidária. “Integrar um partido política é mera formalidade”, comenta. Com planos e boas intenções, obteve apoio de Zé Veiga, do Podemos e juntos fizeram um trabalho de muito corpo a corpo com a população e descobriram que a maioria dos moradores estavam descontentes.
“Estava muito confiante, o povo queria mudanças”, lembra ele. Éder, que devido à pandemia investiu alto nas lives via redes sociais, possuía em sua equipe três profissionais de marketing, que o ajudaram a levar ideias à população. Com garra, Éder venceu as eleições em 15 de novembro com 6.602 votos e deverá por em prática suas ideias e promessas.
Em seu plano de governo constam prioridades colhidas junto à população. De início, ele deve implanter um choque de gestão na área da saúde, que segundo ele, é alvo de muitas reclamações. “A geração de emprego e renda também será prioridade”, explica. Éder disse que não vai fazer um governo de pintura de calçadas e que atenderá os mais humildes.
“Fiquei impressionado com a votação que obtive e garanto que não vou decepcionar os eleitores que confiaram em mim”, cita Éder. “Acho que minha forma de rebater as críticas com propostas à população fez a diferença”, cita Éder. Ele adiantou que trocará todos os secretários municipais e que a transição de governos já teve início. “Tenho que cumprir com o que foi prometido, que é mudança, pois o eleitor está mais exigente”, destaca.
Miano iniciou na vida política com 25 anos, possui experiência, porém está aberto a apreender mais. “Pretendo destinar uma outra área para um novo distrito industrial, assim atrairemos pequenas, médias e grandes empresas e empregos devem ser gerados”, observa Éder.
Seu primeiro compromisso como prefeito eleito já foi cumprido. Ele esteve em São Paulo na sede da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), onde falou com Flávio Amary, secretário da Habitação. Lá descobriu que o processo para construção das 252 casas populares no município está adiantado e elas devem ser emergidas atrás da Creche Santa Rita.
A preocupação de Éder também é quanto a melhorar o atendimento no Pronto Socorro. “Quero que ele funcione”, salienta. Éder deve trabalhar em sintonia com a diretoria eleita para gerir a Santa Casa de Misericórdia, já que são repassados recursos municipais para garantir seu pleno funcionamento.
O eleito conta que continuará a receber os moradores e a ouvir tudo que têm a falar. Ele também adiantou ao Jornal Sudoeste Paulista, que a Facita deve acontecer sem taxas de entrada aos moradores. Éder é noivo de Francine Medina, tem pai e mãe e irmã, que apoiam suas decisões, aos quais não pretende decepcionar, assim como toda a população taquaritubense. Para ele, o poder é passageiro, porém pretende dar seu melhor, implantar políticas públicas de qualidade e entrar para os anais da história do município como um dos maiores administradores que já passaram pela Prefeitura.