Estado-Maior do Exército desativa Delegacia de Serviço Militar de Avaré

Alistamento Militar e outros serviços continuam sendo prestados pela Junta Militar - Foto Internet

Os encargos passaram para a 12.ª Delegacia de Serviço Militar, sediada em Botucatu

Órgão militar que servia nove cidades da região, a 13.ª Delegacia de Serviço Militar de Avaré foi desativada no dia 4 de novembro. O órgão, que ficava na Casa do Cidadão, passa os encargos para a 12.ª Delegacia de Serviço Militar, sediada em Botucatu. A reorganização cumpre determinação do Estado-Maior do Exército, cujo objetivo é racionalizar as estruturas organizacionais e ampliar a integração com a sociedade.

Conforme relatado pelo Serviço Militar, o comunicado que: “Assim, a implantação dos Postos de Recrutamento e Mobilização (PRM) irá modificar o atual modelo de gerenciamento do Serviço Militar Obrigatório, passando a oferecer ao cidadão um serviço com maior efetividade e rapidez, retirando dos processos os controles desnecessários, humanizando-os e automatizando-os”.

A nota diz ainda que as Juntas de Serviço Militar existentes nos demais municípios da região permanecem inalteradas e oferecendo os mesmos serviços de sempre. O jovem que completa 18 anos, além de procurar a JSM de forma presencial, também pode se alistar via online por meio do site: https://www.alistamento.eb.mil.br.  “Esta ferramenta ajuda muito, trouxe conforto e economia para todos, sobretudo no ano de 2020, devido à pandemia do Coronavírus”, diz o último informa da 13ª DSM de Avaré.

SERVIÇOS MANTIDOS

De acordo com a Junta de Serviço Militar de Avaré, o atendimento ao público continua na Casa do Cidadão e não sofrerá alteração e será continuada a prestação dos serviços, como o Alistamento Militar, emissão de segundas vias de documentos militares e apresentação do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR).

A 17.ª Junta de Serviço Militar fica na Casa do Cidadão, na Rua Bahia, nº 1580, no centro. Contato pelo telefone (14) 3733-7014 ou pelo e-mail: jsm017avare@hotmail.com.

Os serviços continuarão sendo prestados na Casa do Cidadão

HISTÓRICO 

Até então chamada de 13ª Delegacia de Recrutamento, a 13ª Delegacia de Serviço Militar foi criada em 1948, sendo comandada, na época, pelo 1º tenente José Assis Horta, cuja finalidade era promover a coordenação e fiscalização dos assuntos inerentes ao Alistamento Militar da região, reunindo nove cidades da região.

Com a desativação da 22ª Delegacia de Serviço Militar nos anos 2000, o órgão de Avaré passou a abranger a Junta de Serviço Militar de 16 municípios. Atualmente, a 13ª Delegacia de Serviço Militar estava sob o comando do 1º tenente Emerson Ângelo Tozetto, desde 2019.

Continua depois da Publicidade