Fartura e Barão de Antonina receberão o Programa Viagem Literária

A escritora e poetisa Eliane Marques estará em Fartura e Barão de Antonina (Foto Divulgação)

Lançado em 2008, o Programa Viagem Literária integra o conjunto de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e esteve suspense há algum tempo, até mesmo em razão da pandemia do novo coronavírus, porém, nesse mês volta a ser realizado, e na região, Fartura e Barão de Antonina recebem a participação de uma escritora.

Assim, de acordo com o Governo do Estado de São Paulo, através do portal da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ambas as cidades receberão a escritora Eliane Marques nas respectivas bibliotecas municipais, cujo tema nesse retorno será ‘Poesia’ e, segundo ela, “A poesia importa para preservar o assombro diante da falta de explicação de que alguma coisa seja ou não seja, especialmente agora que estamos num labirinto onde as janelas são apenas as da linguagem autorreferida do Windows”.

BIBLIOGRAFIA

Poeta, ensaísta, coordenadora da Escola de Poesia e editora da revista Ovo da Ema. Essa gaúcha de Sant’Ana do Livramento publicou ‘Relicário’, além de ‘E se alguém o pano’ (Prêmio Açorianos de Literatura 2016). Com outras autoras lançou ‘Arado de Palavras’ e ‘Blasfêmeas: mulheres de palavra’, tendo ainda traduzido ‘O Trágico em Psicanálise’.

Continua depois da Publicidade

Atualmente, trabalha na tradução do livro ‘Pregón de Marimorena’, da poeta uruguaia Virginia B. de Salas (Figura de Linguagem) e finaliza o seu poemário ‘O poço das Marianas’ (Escola de Poesia).

NA REGIÃO

As visitas ocorrem no dia 23 de novembro, na cidade de Barão de Antonina, e no dia 24, será Fartura que conta com a presença dela, que criou o projeto Orisun Oro (traduzido do iorubá como “fonte da palavra”), que tem como objetivo traduzir para o português brasileiro poemas de escritoras negras africanas e latino-americanas.

VIAGEM LITERÁRIA

O Viagem Literária é gerido pela Organização Social SP Leituras, responsável também pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SisEB), a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos. Para mais informações, acesse: www.viagemliteraria.org.br.

Continua depois da Publicidade