Escorpião é encontrado por moradora dentro de casa

0
478
Escorpião foi encontrado dentro de uma casa em Itaporanga

O animal peçonhento estava no interior mochila do esposo

Por Fernanda Amaral

Um escorpião foi encontrado dentro de uma casa em Itaporanga. O fato ocorreu na manhã da quarta-feira (21), na Vila Alvorada, quando à moradora que preferiu não se identificar, foi mexer na mochila de trabalho de seu esposo e, acabou encontrando o escorpião.

“Fui mexer na mochila de meu esposo e por sorte não fui picada, levei um grande susto, nunca tinha visto um de perto até hoje, e nunca imaginei ver em minha casa. Agora vou mandar roçar o quintal para ver se tem mais”, disse a moradora.

Ela contou ainda que de imediato fotografou o bicho e entrou em contato com a equipe do Jornal Sudoeste Paulista buscando orientação para acionar a Vigilância Sanitária para a remoção do escorpião e receber orientações sobre os cuidados de combates e prevenções.

Há diversos fatores que podem levar ao aparecimento dos escorpiões. O calor pode se dizer que é um dos principais. Pequenos, discretos, ele esconde-se em lugares escuros e úmidos, como pilhas de entulhos, frestas em casas, roupas e calçados. Os escorpiões procuram alimento durante a noite e frequentemente, invadem as residências, onde se instalam sem serem notados, pois durante o dia “desaparecem” em esconderijos.

Os escorpiões se proliferam sob pedras, frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, caixas de gordura, ralos, forros, etc. Gostam muito de umidade, pouca luz e insetos em abundância, principalmente baratas.

No Brasil há incidência de dois tipos de escorpiões, que são mais vistos e, que mais aparecem nas cidades, são eles: o Escorpião Marrom e o Escorpião Amarelo, as duas espécies possuem venenos, mas entre ambas o escorpião amarelo é o mais Eles andam em pares, então caso se depare com um, tome cuidado e acione a Vigilância para que vá até sua residência localizar o outro.

Não existe veneno para matar escorpião, na verdade, qualquer tipo de veneno causa um efeito contrário, atiça-os para fora de suas tocas e ainda faz com que eles se reproduzam mais rapidamente. O jeito mais eficaz de manter o escorpião longe é evitar acumulo de lixo e entulhos ao redor de sua casa.

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade