Unidades de Saúde de Fartura realizarão plantões para exames de Papanicolau

Por Ademilson Rodrigues

A campanha Outubro Rosa, criada para prevenir principalmente o câncer de mama, também é utilizada na prevenção do câncer de útero, e, no decorrer dessas duas semanas, haverá em Fartura, segundo divulgação da Coordenadoria Municipal de Saúde, plantões para realização do exame de Papanicolau em diversas unidades de Saúde.

O Papanicolau é um exame simples e rápido, que colhe células do colo do útero para análise em laboratório. Ele é a principal forma de ter o diagnóstico precoce da doença ou detectar lesões iniciais antes que evoluam para o câncer.

O colo do útero é a parte mais baixa e estreita do útero, localizada no fim do canal vaginal. O câncer nessa região é causado por infecções não tratadas, a maior parte provocada por alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV).

Continua depois da Publicidade

O câncer do colo do útero pode não apresentar sintomas na fase inicial. No entanto, é importante estar atenta ao corpo e consultar um médico caso perceba alterações suspeitas. Alguns sinais de alerta podem ser: sangramento vaginal; corrimento ou secreção; dor vaginal após relações sexuais ou dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

Entretanto, esses sinais não significam necessariamente câncer, servem como indicadores, o que eles demonstram é a necessidade de uma consulta médica para avaliação.

Confira a programação com as datas de cada unidade de Saúde em Fartura.

Fotos: Coordenadoria da Saúde de Fartura

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade