Servidores de Taguaí passam por testes de covid-19

Em razão da pandemia de coronavírus e buscando proteger ainda mais a população, a Prefeitura de Taguaí, através Coordenadoria Municipal de Saúde, está realizando desde o início da semana a testagem de Covid-19 em servidores municipais. A iniciativa visa identificar a realidade da doença nos setores, para avaliar as medidas de prevenção, controle e tratamento a serem adotados.

Na primeira etapa do Inquérito Epidemiológico, com foi denominada a testagem, foram avaliados os profissionais da Saúde. Ao todo, foram feitos 200 exames de teste rápido para o novo coronavírus. O estudo indica uma prevalência de 3,5% de anticorpos do coronavírus entre os profissionais da Saúde.

Finalizando os testes de 100% dos profissionais de Saúde na última semana, foi identificado que sete deles tiveram resultados positivos, sendo dois casos ativos e os demais já curados. A prevalência indica a proporção de casos existentes numa determinada população, em um determinado período. Esse levantamento traz um importante dado sobre os cuidados adotados nas unidades de saúde.

Continua depois da Publicidade

A coordenadora de Saúde, Renata Bergamo, destacou que o baixo número de casos ativos no momento da testagem é mais um indicativo de que os profissionais seguem rigorosamente os protocolos do Ministério da Saúde, bem como uso correto dos EPIs.

A segunda etapa da testagem já foi iniciada, quando serão testados 30% dos profissionais de todos os setores da Prefeitura (Social, Educação, Agricultura, Cultura e Esportes, Obras e Paço Municipal). Os funcionários são selecionados através de sorteios aleatórios, e desta forma, é possível identificar a circulação do vírus nesses locais tomando as providências cabíveis.

Já a terceira etapa do estudo epidemiológico será com a população do município, em pessoas assintomáticas, também selecionadas por sorteio aleatório. “Seguimos a orientação na qual indivíduos que apresentarem sintomas da doença devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para notificação e orientação sobre testagem”, lembra a coordenadora Renata.

A Coordenadoria Municipal de Saúde destaca que o acesso ao atendimento e exames para Covid-19 auxiliam no diagnóstico precoce e tratamento rápido, evitando assim a disseminação do vírus e risco de agravamento da doença.

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade