Promotor de Justiça realiza Workshop vivencial em Sarutaiá

Por Ademilson Rodrigues

Com organização da equipe da Coordenadoria Municipal de Educação de Sarutaiá em parceria com os Departamentos de Saúde e Assistência Social, nos dias 8 e 9 de outubro, o Promotor de Justiça do Estado de São Paulo, Fabio Rodrigues Lima, esteve no município para ministrar um workshop vivencial. Participaram ainda convidados e autoridades dos municípios de Timburi, Piraju e Fartura.

O promotor conduziu o workshop com o tema: “Postura Sistêmica na Rede de Proteção em Sarutaiá: das raízes à integração da vida”. Fabio Rodrigu es Lima é sarutaiense, e como promotor de justiça, ele atua como membro articulador do Polo Irradiador de Cultura de Paz e Convivência Humanitária de São José dos Campos – SP.

Continua depois da Publicidade

Também é coordenador do projeto sobre drogas “Comarca Terapêutica”, é palestrante e professor com cursos de pós-graduação, extensão e de capacitação em instituições nacionais e estrangeiras, em diversas áreas do Direito e em diversas tecnologias de cultura de paz, como Constelação Familiar, Movimentos Essenciais, Justiça Restaurativa, Mediação de Conflitos, Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos, Comunicação Não Violenta, Drogas e Dependência Química, Gerenciamento de Projetos Sociais, Políticas Públicas, Renascimento, Respiração Consciente e Inteligência Emocional, entre outras práticas integrativas complementares.

O encontro teve como público alvo a Rede de Proteção de Sarutaiá (Educação, Saúde, Assistência Social, Justiça, Segurança, Esporte e Lazer, Conselho Tutelar, além dos demais conselhos municipais, entidades da sociedade civil, organizações sociais, entre outras).

Na ocasião, foram abordadas algumas dinâmicas e apresentadas ferramentas que poderão servir como medidas de prevenção no fortalecimento familiar, bem como no cuidado nas mais diversas áreas, como forma de integração da rede e nos órgãos, inclusive nos locais de trabalho, na família e na comunidade em geral.

As palestras foram dirigidas nos dois dias com muita responsabilidade e todo cuidado que a pandemia exige. Protocolos de saúde foram praticados e acompanhados de perto pelos profissionais da saúde.  Aferição de saturação e temperatura na entrada; uso obrigatório de mascaras; distanciamento seguro; lanches individuais; uso de álcool gel, dentre outros cuidados foram executados durante todo o evento.

A coordenadora da Educação do município, Elenilda Barrado, pontuou o evento como um momento singular e de grande valia para todos. “Voltar o olhar para si, para o outro e para o universo é compreender que nada é por acaso. Num workshop vivencial com todos os cuidados que a pandemia exige, pudemos ampliar nosso olhar e provocar desejos de buscar mais”, ressaltou.

Elenilda e os demais expressaram gratidão ao palestrante Fabio Rodrigues por toda partilha e por escolher Sarutaiá para plantar sua semente. “Agradecemos a cada participante que, de um jeito todo especial, se envolveu na temática e deixou um pouquinho de si num evento tão relevante como esse. Que esse evento possa reverberar apenas coisas boas em nossas vidas e, consequentemente, na vida daqueles que caminham conosco, afinal, tudo muda quando a gente muda”, concluiu Elenilda.

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade