No Dia dos Professores, prefeito de Timburi enaltece Educação

Depois de Timburi ter superado as expectativas e as metas projetadas pelo Ministério da Educação em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a secretária da Educação, Elenita Dias, agradeceu o ótimo desempenho obtido pela escola Gilda Zanforlin dos Reis Thosi, enquanto o prefeito Romualdo Pozza também enalteceu o empenho de professores, gestores e alunos.

“Novamente a qualidade no ensino do município superou as metas projetadas pelo Ministério da Educação. Em 2018, chegamos ao Ideb em 6,1 e a metas do governo federal eram estipuladas em 6,0. Agora, em obtivemos 6.5, ou seja, atingimos o índice de previsão para o ano de 2021, e esse resultado reflete em uma gestão de qualidade e planejamento, além do comprometimento e dedicação dos professores, gestores, coordenadores, funcionários, famílias, comunidade, e, principalmente, os alunos”, frisou Elenita Dias.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O índice funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

Continua depois da Publicidade

Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da ‘Prova Brasil’ para escolas e municípios, e do ‘Sistema de Avaliação da Educação Básica’ (Saeb) para os estados e o país, realizados a cada dois anos.

As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar seis pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

PARABENIZAÇÃO

Alusivo ao tema e em comemoração ao Dia dos Professores, o atual prefeito de Timburi, Romualdo Pozza, parabenizou os educadores e funcionários das escolas do município. “Quero enaltecer o trabalho de todos os colaboradores da rede municipal, especialmente os professores, por todo empenho e dedicação aos nossos alunos. Neste momento difícil que estamos passando devido à pandemia, eles se reinventaram e com o apoio das famílias, nossas crianças estão recebendo os conteúdos em casa. Esta iniciativa tem garantido a alfabetização dos menores e, portanto, quero parabenizar todos por este comprometimento com a educação municipal”, concluiu Romualdo.

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade