Dom Maurício recebe decreto de hóspede e visitante ilustre durante celebração da Padroeira

Da Comunicação da Prefeitura

O prefeito de Cerqueira César, José Carlos Gerdullo (Neno Gerdullo) compareceu na Solene Missa em louvor à Padroeira do Município, Santa Teresinha do Menino Jesus presidida pelo Arcebispo de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo. O tema deste ano da Novena da Rosas foi “Com Sta. Teresinha, seguiremos impulsionados pelo amor de Cristo”.

As festividades religiosas foram conduzidas pelo Pároco e Reitor do Santuário de Santa Teresinha, Pe. Tarcisio César de Oliveira Pinto e pelo Vigário Paroquial Pe. João José Bezerra. A novena contou com a participação de Párocos da região. No último dia 30 de outubro ocorreu a Trânsito de Santa Teresinha, que recordou a passagem da Carmelita da vida terrena para a eternidade. Diversas atividades religiosas foram realizadas no dia 1° de Outubro – Feriado Municipal, Dia da Padroeira para saúdar a “santinha das rosas” Uma carreata percorreu as ruas do município, com a imagem de Santa Teresinha do Menino Jesus abençoando a cidade.

Por conta da pandemia Covid-19 o número de fiéis foi limitado no Santuário de Santa de Teresinha e solenidade seguiu todos os protocolos e orientações do órgãos de saúde. Um telão foi montado na Praça do Santuário para transmissão da festividade. Ao término da celebração que culminou com a solene benção das rosas, a Autoridade Eclesiástica, Dom Maurício Grotto de Camargo recebeu a honraria do Município de Cerqueira César que foi entregue pelo Chefe do Poder Executivo, José Carlos Gerdullo. O Arcebispo Dom Maurício Grotto de Camargo e os padres concelebrantes Tarcísio César e João José deram a benção aos fiéis e devotos, com a relíquia de Santa Teresinha do Menino Jesus vinda de Lisieux, na França. Cerqueira César é a primeira paróquia do mundo, dedicada à Santa Teresinha do Menino Jesus. Em junho de 1988 a antiga Matriz de Santa Teresinha, em Cerqueira César foi implodida pois o templo apresentava rachaduras.

Continua depois da Publicidade

O fato ganhou repercussão nacional pois foi a primeira Igreja Católica a ser implodida no mundo. Mais tarde a construção da arrojada Matriz deu lugar ao Santuár SANTA TERESINHA — nasceu em Alençon (França), em 1873; e morreu no ano de 1897. Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração – e o de todos nós – foi feito para amar. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula, Teresa; quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina). Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja.

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o Pai, livre, igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus e, tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou um lindo e possível caminho de santidade: infância espiritual.O mais profundo desejo do coração de Teresinha era ter sido missionária “desde a criação do mundo até a consumação dos séculos”. Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia “História de uma alma” e, como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam a Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.Morreu de tuberculose, com apenas 24 anos, no dia 30 de setembro de 1897.

Após a sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. A sua beatificação em 1923, a sua canonização em 1925; e foi declarada “Patrona Universal das Missões Católicas” em 1927, atos do Papa Pio XI. E a 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja.(Comunicação da Prefeitura)

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade