Fartura de luto pela morte de Gracita Costa

Gracita era muito querida em Fartura (Foto Facebook)

Por Fabiana Rizzo

Faleceu ontem (07) uma das moradoras mais queridas do município de Fartura: Gracita Vera da Costa, de 55 anos de idade. Ela era uma das cabeleireiras mais conhecidas da região e mantinha relacionamento de amizade com todos os clientes.

Muitas homenagens foram postadas nas redes sociais, demonstrando o sentimento de luto dos moradores de Fartura. A morte foi repentina e segundo apurou o Jornal Sudoeste Paulista, causada por câncer. O corpo está sendo velado na Funerária Bom Jesus e o féretro acontecerá hoje (08) às 14h no Cemitério Municipal.

Gracita inaugurou em dezembro de 2019 um novo conceito em salão de beleza, o Espaço Beauty Hair, na Rua Deocleciano Ribeiro, 120, onde era a antiga Loja Abdalla, centro da cidade. Gracita Costa tinha 30 anos de profissão e o Jornal Sudoeste Paulista retratou sua história no mês de dezembro.

Gracita era filha de cabeleireiro também. O pai mantinha salão em São Paulo e ele teve a ideia de inaugurar outro em Fartura e, assim criou os 9 filhos. Porém acalentava um sonho: o de ver em um dos filhos o mesmo amor pela profissão. Ali surgia Gracita, então com planos tímidos, porém decidida a trilhar o mesmo caminho do pai. Há 30 anos mudou-se da capital paulista para Fartura, quando tinha apenas 24 anos e colocou em prática seus sonhos de tornar-se uma cabeleireira.

“Considero uma dadiva ter escolhido essa profissão, primeiro por orgulho que vem desde ver o meu pai, depois porque sempre levei jeito e acabei sendo atraída pelo oficio”, enfatizou na época Gracita. Ela investiu na profissão, se qualificou e, desde então trabalhou exclusivamente nesta área. A tradição familiar carregada por Gracita, mantém-se com a filha Gabriela Rodrigues, que também se qualificou e se tornou uma das maiores profissionais da área no município, o que leva muito orgulho à mãe Gracita. “Gabi nasceu em 1994, desde pequena conheceu e desenvolveu muito amor pela área, cresceu observando e me auxiliando no que era possível”, explica. “Sempre foi prestativa em ajudar as pessoas, e comigo nunca foi diferente, sempre me ajudou e o aprendizado foi natural”, contou Gracita à reportagem.

Continua depois da Publicidade

“Um orgulho para mim, primeiro por ter uma filha profissional formada e, segundo pela continuação da geração de profissionais na família”, diz emocionada Gracita. Já o outro filho Vinícius escolheu cursar direito, o que também promoveu orgulho na mãe.

Ela resumiu a inauguração do novo espaço a um sonho. “Toda profissional cabeleireira quer um dia trabalhar em um salão lindo, bem arrumado e agora, depois de 30 anos de profissão, eu junto a minha filha, estamos realizando esse sonho, que só foi possível executar com a ajuda de todos os envolvidos, sejam familiares, amigos ou parceiros profissionais, todos ajudaram de alguma forma”, frisou na época.

Gracita lembrou do apoio obtido do genro Daniel e de sua família. “Tenho muita sorte, sou grata por ter amigas como sócias e parceiras neste projeto do novo salão: Glaucia e Edileia, já que sem elas, este sonho nunca se tornaria realidade”, esclarece. “E principalmente a minha amiga, meu braço direito e esquerdo, filha e parceira de sempre: a Gabriela, que foi primordial para esse sonho se tornar realidade”, acrescentou à matéria. “Tenho muito a agradecer, sou grata a Deus por tudo que tenho na vida! Amém!”, concluiu Gracita.

E falando de sonho ela encerrou a entrevista com a mensagem de Fernando Pessoa: “O sonho é ver formas invisíveis, da distância imprecisa, e, com sensíveis movimentos da esperança e da vontade, buscar na linha fria do horizonte, a árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte – Os beijos merecidos da Verdade“ e a Canção Prelúdio: “Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas um sonho que se sonha junto é a realidade”, de Raul Seixas.

Leia sobre inauguração do Espaço Beauty Hair:

https://jornalsudoestepaulista.com.br/2019/12/23/com-glamour-e-inaugurado-espaco-beauty-hair/

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade