Taquarituba completou 134 anos de fundação

O município de Taquarituba completou ontem (16) os 134 anos de sua fundação. Trata-se de um município composto por 23.180 habitantes. “Taquarituba” é uma palavra da língua tupi cujo significado é “ajuntamento de águas de taquara”, através da junção dos termos takûara (“taquara”), ‘y (“água”) e tyba (“ajuntamento”).

O núcleo populacional de Taquarituba começou a se formar em uma parte das terras da Fazenda Lajeado, localizada na vila de São João Batista do Rio Verde, atual município de Itaporanga. O proprietário dessas terras, Francisco Ferreira Loureiro, é considerado o fundador do município e responsável pela criação das bases para seu crescimento. Após ter construído a capela sob a invocação de São Roque, fez também, em 1886, a doação de uma gleba situada na margem esquerda do Ribeirão Lajeado, afluente do Rio Taquari. O povoado que se formou, conhecido por Formiguinhas de Taquari, apresentou relativo desenvolvimento e foi elevado a distrito do município de Itaporanga em 1º de dezembro de 1896, recebendo na ocasião o nome de São Roque de Taquari. Essa denominação foi alterada para Taquari em 20 de dezembro de 1905, assim permanecendo mesmo depois de sua elevação a município, em 24 de dezembro de 1925. O nome Taquarituba só foi adotado posteriormente, em 30 de novembro de 1944.

Continua depois da Publicidade

Todos os anos, se realiza, em Taquarituba, a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes em louvor a São José. Nela, a estátua da santa sai em procissão de barcos no Bairro dos Costas até chegar à Ilha do Porto Taquari, onde é esperada com grande festa. Outra tradição taquaritubense, também ligada à igreja católica, são os tapetes de serragem colorida preparados anualmente para a procissão de Corpus Christi. Moradores da cidade passam a madrugada em claro, preparando os enfeites para o festejo cristão do dia seguinte. Em 22 de setembro de 2013, a cidade sofre alguns danos materiais e pessoais pela passagem de um tornado.

Fonte dados Wilkipedia

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade