Edição do FESTAR será realizada em versão on-line

0
192

O FESTAR (Festival de Teatro Regional) é uma realização da Prefeitura Municipal de Bernardino de Campos, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o qual foi oficializado pela Lei Municipal nº 1447, de 8 de julho de 2005. De caráter não competitivo e, exclusivamente nesta edição, na modalidade Festival de Cenas Curtas, inteiramente on-line.

A pandemia privou a arte teatral da presença como principal meio de difusão. No entanto têm mobilizado forças e estratégias para sua reinvenção através das ferramentas das mídias sociais.

Em um curto período, desde o início do isolamento social no Brasil, já vislumbramos diversos festivais de teatro, dança, música, entre outras categoriais da arte presencial, readaptando seus formatos a essas mídias em nome da sobrevivência de uma classe imensa de trabalhadores e profissionais da arte e de seu público consumidor.

A situação pode ser vista como uma oportunidade de trabalhar na vanguarda através da exploração desta outra possibilidade da presença: a telepresença. Dessa forma o festival não desampara seu público das tão necessárias atividades e conteúdos artístico-culturais, além de expandir o nome da cidade para fora no vasto universo da internet.

O Festival de Teatro, costumeiramente apresentado em espaços como a Casa de Cultura, praças e escolas, agora pede uma adaptação. Será proposto levar o festival para dentro das casas da população, de maneira gratuita, através de plataformas virtuais Facebook @festarbcampos, Instagram @festarbcampos e Youtube @festarbcampos    

O evento acontecerá entre os dias 6 a 12 de setembro por meio de lives com a participação do publico virtual. Está aberto edital para seleção e contratação de 06 (seis) cenas com duração máxima de 20 minutos. As cenas serão transmitidas ao vivo por meio das páginas do FESTAR no Youtube, Facebook e Instagran. O link para acessar o edital você encontra nas paginas do @festar.

Enquanto é aguardada a chegada do mês de setembro com a programação ao vivo nas plataformas virtuais, a Comissão Organizadora em conjunto com a Cia Municipal de Teatro de Bernardino de Campos, preparou o PRÉ-FESTAR, que acontece agora durante todo mês de agosto.

Na programação do PRÉ-FESTAR o público vai acompanhar o Vírgula Poética: resultado do trabalho realizado nas aulas de teatro cedidas pela Secretaria de Cultura de Bernardino de Campos, que vêm acontecendo também de maneira on-line.

“A proposta de trabalho foi explorar a PALAVRA, desde a fonética, experimentando a construção física pelos aparatos sonoros de nosso corpo até a semântica, na formação de imagem e significado. O material utilizado para esse estudo criativo foi o livro “Memórias Inventadas – Infância” de Manoel de Barros”.

A concepção e direção foram da professora de teatro da Secretaria de Cultura Rafaela Solé e a filmagem e edição foram da artista bernardinense Maria Angélica Castanho.

São vídeos curtos de leituras dramatizadas dos poemas do livro postados ao longo do mês nas páginas do FESTAR. O Vírgula Poética conta com o apoio da Soul Healer, Terapia Holística. Você gostaria de apoiar o FESTAR a realizar projetos como esse? Entre em contato pelo telefone (14) 33462010.

Fonte Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Bernardino de Campos.

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade