Campanha de vacinação contra Sarampo já começou em Fartura

Publicidade

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal, e por conta disso, a Coordenadoria da Saúde de Fartura se preocupou com a vacinação da população, mesmo com a pandemia do novo cornavírus, pois ambas as doenças são graves.

A Campanha de Vacinação está sendo realizada desde o dia 15 de julho e vai até 31 de agosto. Em todos os postos de atendimento dos bairros do município está sendo disponibilizada a vacina contra o sarampo para pessoas de 06 meses até 29 anos, se necessário. Já as pessoas de 30 a 49 anos devem tomar, mesmo se já tomada alguma vez.

Publicidade
Publicidade

Para saber se é necessária a aplicação da vacina, deve-se levar a carteira de vacinação no PS mais próximo de sua casa, visto que nos bairros Vila Nossa Senhora de Fátima, Bela Vista e Centro, já está ocorrendo a campanha. No bairro São Caetano, começará a partir de amanhã, 23.

Publicidade
Publicidade

A doença

A doença se espalha pelo ar por gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar.

Os sintomas do sarampo aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição. Eles incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas.

Não há tratamento para se livrar de uma infecção de sarampo estabelecida, mas antitérmicos vendidos sem prescrição médica ou vitamina A podem aliviar os sintomas.

Publicidade