Polêmica: jovem testa negativo para covid-19, mas SUS notifica como positivo

Um fato que chega a ser inusitado aconteceu envolvendo uma família de Coronel Macedo. Uma jovem, nascida em solo macendese, porém que reside em Araçoiaba da Serra, localizada a 18 Km de Sorocaba, há 10 anos, acabou fazendo o teste rápido para covid-19 e o resultado foi negativo. Ela é mãe de um bebê de três meses e por mera segurança resolveu fazer o teste.

Após a filha fazer o exame, os pais que residem em Coronel Macedo, receberam a visita da equipe da Saúde daquele município. Os agentes estavam em busca da filha, que reside em Sorocaba, porém os pais explicaram que a jovem não morava mais no município há 10 anos. Os agentes perguntaram aos pais se ela realmente estava com covid-19, quando ambos relataram que não, já que ela testou negativo para a covid-19.

Os pais contaram que havia dado à luz há três meses e, que desde antes do parto estava mantendo-se em isolamento permanente, tanto ela quanto o esposo que está trabalhando em home office desde então. “Estão tomando todas as medidas de prevenção possíveis”, relataram.

Continua depois da Publicidade

Para surpresa dos pais a equipe disse que o nome da filha surgiu na lista do Sistema Único de Saúde (SUS) como positivo para covid-19, porém no município de Coronel Macedo. Indignado, o pai Geraldo Almeida, com o teste negativo da filha indagou: “acreditar ou não no que dizem a respeito das estatísticas de covid-19? É verdadeiro, é falso? Então tirem a conclusão de vocês em relação as estatísticas apresentadas”.

“O município de Coronel Macedo está sendo tão vítima quanto minha filha”, comentou Geraldo. “Houve uma falha por parte dela sim, pois ela deveria ter procurado a unidade básica de saúde e ter atualizado seus dados, mudando seu endereço residencial, porém por outro lado foi bom para descobrir a possível falcatrua na alimentação de dados da planilha covid-19, quando lançaram seu CPF no sistema achando que seria mais um caso positivo confirmado, não sei se para Araçoiaba da Serra ou Sorocaba, porém imediatamente seu nome entrou na estatística de Coronel Macedo, onde ela foi cadastrada pelo SUS”, concluiu Geraldo.

 

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade