105945042_261839315142953_8512787639261057973_n

Iluminação pública com LEDs: vantagens que você deve conhecer

Ajustar Tamanho do texto
  • A  A  A  A  
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Artigo de Danilo Rosolen, Engenheiro Eletricista

Nos últimos anos, o avanço tecnológico fez com que a iluminação pública evoluísse para a implantação de elementos LED (sigla de Light Emitting Diode), entendida como uma alternativa mais eficiente para a modernização dos municípios, sendo esta tecnologia considerada alternativa eficaz em economia de energia elétrica em equipamentos de iluminação em geral. A instalação de novas lâmpadas de LED deverá acontecer em toda a área urbana dos municípios da região, aumentando a eficiência luminosa e promovendo uma maior segurança e, certamente, irão proporcionar maior economia aos cofres públicos. Investir em iluminação pública é investir também em segurança e qualidade de vida, além de representar a busca por mais eficiência e qualidade na prestação do serviço de iluminação pública. Com isso, é possível promover a redução do consumo e um significativo ganho para o meio ambiente na economia de energia.
vantagens mais promissoras da utilização dos LEDs para na iluminação pública.

ECONOMIA

Sabe-se que atualmente o maior gasto dos municípios com iluminação é gerado por instalações em áreas públicas, como ruas e praças. Por esta razão, é importante que os gestores públicos reflitam sobre a melhor forma de realizar seus investimentos visando resultados positivos em curto, médio e logo prazo. Um exemplo disso é alcançado pela comparação entre um projeto feito com 200 lâmpadas de vapor de mercúrio substituídas por luminárias de LED. Apenas esta alteração é capaz de gerar uma economia de, aproximadamente, 30 megawatts anuais. Isto representa um grande benefício para a cidade, cujo dinheiro pode ser usado para suprir outras demandas da população.

SUSTENTABILIDADE

Cada vez mais a sustentabilidade é um item considerado fundamental, tanto pelas empresas como pela iniciativa pública, na hora da escolha por projetos de iluminação. Uma luminária com tecnologia dos diodos emissores de luz é capaz de evitar a emissão de 0,4 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Multiplique isso por milhares de pontos de luz em uma cidade e chegará a um montante significativo de gases que deixam de poluir nosso planeta. Ainda sobre esse tema, sabe-se que a iluminação pública é responsável por 25% das emissões de CO2 e que, por isso, a opção dos LEDs se mostra não apenas a mais barata, mas a que menos agride o meio-ambiente.

MANUTENÇÃO


Uma instalação de LED em qualquer ambiente requer muito menos manutenção, já que sua vida útil é muito maior que a das lâmpadas de vapor de mercúrio, por exemplo. Ainda que se gaste mais em um primeiro momento no aporte para a aquisição dos equipamentos, este custo logo se paga em médio e longo prazo.

SEGURANÇA

Os LEDs na iluminação pública geram mais conforto visual, contribuindo para que os indivíduos possam ter um desempenho visual melhor do que acontece no ambiente. Outro ponto de destaque é que com esse tipo de tecnologia podemos obter altos índices de reprodução de cor (IRC), ou seja, mesmo de noite a iluminação é muito mais completa. Em ruas e avenidas, principalmente em horas de pouco movimento, esse fator pode ser decisivo para que se evitem assaltos, atropelamentos ou outros acidentes nas vias públicas.
Com as inúmeras vantagens produzidas pela substituição, o grande desconhecimento por parte das prefeituras e empreiteiras que em grande parte, não possuem profissionais devidamente capacitados tecnicamente para ações desta magnitude tem trazido problemas que tendem a piorar ao longo do tempo, que podem representar severos problemas à saúde, danos à retina, além de impactos negativos no ciclo circadiano.
No tocante ao meio ambiente, além da escolha correta da temperatura de cor, devemos observar ainda o descarte de materiais nocivos, principalmente o mercúrio, que está presente em quase todas as lâmpadas utilizadas até os dias atuais. Sabe-se comprovadamente que a contaminação por mercúrio é altamente prejudicial à saúde, podendo inclusive levar o indivíduo ao óbito. Evidentemente, a contaminação do solo (por exemplo, se descartado em aterro sanitário) afeta todo o bioma, principalmente a fauna local.
Por fim, para que a implantação da tecnologia LED seja definitivamente vitoriosa, deve haver um programa de manutenção com a finalidade de manter o funcionamento dos circuitos elétricos e a realização periódica de limpeza das luminárias, mantendo os níveis de iluminância. Conforme mostrado, a avaliação do projeto a ser implementado deve ser feita por especialistas da área, pois contém diversas variáveis complexas a serem estudadas.

DANILO CAMPOI ROSOLEN CREA-SP: 5063544431

PERFIL

Danilo Rosolen é engenheiro eletricista, graduado pela Universidade Nove de Julho de São Paulo (UNINOVE) e atua no mercado há 10 anos. Ao longo de sua carreira já trabalhou nas áreas de Instalação e projetos, em Curitiba, São Paulo. Hoje, é Engenheiro da Telefônica Brasil.

Publicidade

Compartilhe a notícia com amigos e familiares!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Filé

turquinho

Iluminação pública com LEDs: vantagens que você deve conhecer

Artigo de Danilo Rosolen, Engenheiro Eletricista

Nos últimos anos, o avanço tecnológico fez com que a iluminação pública evoluísse para a implantação de elementos LED (sigla de Light Emitting Diode), entendida como uma alternativa mais eficiente para a modernização dos municípios, sendo esta tecnologia considerada alternativa eficaz em economia de energia elétrica em equipamentos de iluminação em geral. A instalação de novas lâmpadas de LED deverá acontecer em toda a área urbana dos municípios da região, aumentando a eficiência luminosa e promovendo uma maior segurança e, certamente, irão proporcionar maior economia aos cofres públicos. Investir em iluminação pública é investir também em segurança e qualidade de vida, além de representar a busca por mais eficiência e qualidade na prestação do serviço de iluminação pública. Com isso, é possível promover a redução do consumo e um …

guiomarana

corretor

big bar

3 irmãos

Siga-nos nas Redes Sociais!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

3 irmãos

Beauty

Pro seg

escritorio união

mega

otica

Publicidade

GArbel

Cadê Veículos

Telefone: (14) 3351-9691

Whatsapp: (14) 98118-9805 / 99870-5079 /99794-2996 / 99895-0009

CORONA CERQUEIRA
QUADRO 1
QUADRO 3
QUADRO 2
QUADRO 4