Promotores recomendam medidas para reduzir impactos da pandemia entre mais vulneráveis

0
61

Orientações foram encaminhadas ao governo do Estado

Os promotores de Justiça de Direitos Humanos Anna Trotta Yaryd e Eduardo Valério recomendaram ao governo do Estado a adoção de uma série de medidas visando a reduzir os impactos da pandemia de covid-19 e do necessário isolamento social entre as parcelas mais vulneráveis da população. Entre as orientações está a elaboração de planos de contingência territorializados, que garantam aos municípios meios de garantir a atenção e assistência às pessoas e às famílias em vulnerabilidade social, de modo a zelar para que o retorno das atividades econômicas seja acompanhado das imprescindíveis ações e serviços socioassistenciais.

Para a Promotoria, os planos de contingência devem levar em conta dados de vigilância socioassistencial, os indicadores dos impactos desiguais sobre as populações socialmente vulneráveis, bem como os recortes raciais e de gênero.

Na recomendação, expedida no âmbito de um procedimento administrativo de acompanhamento, os membros do MPSP pedem ainda providências que permitam um contínuo monitoramento dos cenários da crise e seus impactos socioassistenciais, garantindo a manutenção de relações de compartilhamento intersetorial, envolvendo, por exemplo, o sistema de saúde, organizações e movimentos sociais. 

Entre outros pontos, o documento alerta ainda para a necessidade de se identificar as pessoas que sejam responsáveis pelos cuidados dos filhos e/ou familiares idosos ou com deficiência que, comprovadamente tenham perdido seus empregos durante o período de pandemia e que não consigam retornar à atividade econômica enquanto as escolas e creches permanecerem fechados ou os cuidadores estejam impedidos de retornar às suas atividades. Neste sentido, a Promotoria recomenda a criação de mecanismos de auxílio (benefícios emergenciais eventuais, serviços assistenciais específicos ou programa de renda).

Núcleo de Comunicação Social

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade