Águas de Santa Bárbara esclarece a não implantação de barreira sanitária

Sede da Prefeitura de Águas de Santa Bárbara
Publicidade

A Prefeitura e a Secretaria de Saúde de Águas de Santa Bárbara receberam inúmeras mensagens de munícipes que estavam cobrando um bloqueio sanitário e fechamento dos trevos de nossa cidade em função do feriado prolongado determinado em São Paulo/SP.

Segue abaixo o posicionamento da Presidente do Comitê Regional de Enfrentamento do Covid-19.

1. A higienização externa de carros não serve para proteção da população em geral, apenas tem resultado a higienização interna onde estão os possíveis contaminados e isolamento dos mesmos no seu domicílio.

2. Aferir temperatura apenas se a pessoa estiver doente, para ser orientado a procurar o serviço de saúde para atendimento, se a temperatura estiver normal e estiver assintomático, vai transmitir da mesma forma.

3. As medidas de proteção são: máscara, higienização das mãos e isolamento social (que é a convivência com pessoas da mesma residência e isso NÃO INCLUI FAMILIARES EM TRÂNSITO PARA VISITAÇÃO).

4. A população tem que ter BOM SENSO e CONSCIÊNCIA de que não deve receber visitantes de outros municípios em suas casas durante essa quarentena, e, QUEM RECEBER ESTÁ ASSUMINDO O RISCO DE PROLIFERAÇÃO DO VÍRUS e colocando vidas em perigo.

Publicidade
Publicidade

5. Não podemos utilizar teste rápido para assintomáticos sem indicação médica, os testes rápidos são indicados apenas para três grupos: Profissionais de saúde ativos e seus contatos domiciliares; Profissionais da segurança e seus contatos domiciliares; Idosos (60 anos ou mais) sintomáticos, institucionalizados e/ou portador de comorbidade.

Nenhum órgão público pode bloquear acesso dos cidadãos, ou seja, direito de ir e vir. Vamos focar em medidas reais e comprovadas de vigilância.

“Agradecemos a conscientização de todos”, conclui a nota.

Publicidade