Prefeitura diz que aumento de casos de covid-19 em Piraju é devido a realização de exames

Integrantes do Polo durante encontro que debateu a questão dos exames (Foto Prefeitura)
Publicidade

A Prefeitura esclareceu que o aumento de casos de covid-19 no município de Piraju deve-se a realização de exames para detecção. Confira a nota: “Ao contrário do que possa parecer, o número de casos nos últimos dias, mostra que Piraju está no caminho certo no enfrentamento ao coronavírus diagnosticando antecipadamente pacientes com a covid-19 para evitar que a doença evolua para o quadro grave da doença”.

PUBLICIDADE

A nota diz ainda que a equipe do Polo Covid-19 Piraju está realizando exames em profissionais de saúde e de segurança pública com sintomas ou síndromes gripais. Por questões óbvias os familiares destes profissionais que moram na mesma casa e que apresentam sintomas também são testados, afinal, serão colocados em quarentena, muitas vezes, em suas próprias residências.

Publicidade

Os pacientes hospitalizados e idosos acima de 60 anos com síndrome gripal também são testados. “Com tantos exames realizados, é normal que tenhamos aumento de casos o que proporciona melhores cuidados e recuperação mais rápida”, cita a Prefeitura.

Publicidade

MAPA DE CASOS – A divulgação do mapa epidemiológico de Piraju divulgado nesta sexta-feira (15) mostra. Por exemplo, que foram confirmados 8 casos na zona rural enquanto, em outros bairros, o número de confirmados é bem menor.  A explicação para os casos na zona rural é simples. Dos 8 confirmados na zona rural 6 são da mesma família. Em relação ao total de casos a explicação está no procedimento adotado em Piraju para identificar rapidamente a doença. A partir do momento em que chegaram os testes adquiridos pela Prefeitura, ficou mais fácil detectar os casos seguindo o protocolo do MS através da realização de exames.

Publicidade

DETEÇÃO RÁPIDA – “Antes era necessário esperar os 14 dias, mas em Piraju está sendo realizado o maior número de exames possíveis para detectar rapidamente a doença, desde que o quadro do paciente se enquadra no protocolo e há solicitação médica.  Com isso, é natural o aumento de casos. É como ocorre em Santa Cruz do Rio Pardo, cidade próxima a Piraju. Lá também surgiram vários casos porque também investiram na aquisição de testes e vários exames são realizados. Já em outras cidades o número de casos pode ser muito maior, mas caso não se esteja fazendo os testes e seguindo o fluxo corretamente, o número relatado será bem inferior ao que é na realidade. O fato é que, quanto melhor conhecermos os números reais de casos no município, muito mais estaremos contribuindo para os estudos epidemiológicos e poderemos conhecer a real dimensão desta nova doença. Vale destacar que todos os casos confirmados que temos hoje, apresentam sintomas leves da doença. A maioria dos pacientes foram ficaram em isolamento nas suas próprias casas e acompanhados pela equipe do PSF do qual pertencia. Nenhum deles precisou ficar na UTI ou utilizar respirador”, concluiu a nota da Prefeitura.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade