Projeto Saúde em Ação continua a ser implantado em Taguaí

0
213
Giovana, Elenita, Leandro, Prefeito Jair, Fonseca, Márcio e outros coordenadores

No final do ano passado, a Prefeitura de Taguaí e a Coordenadoria Municipal de Saúde foram pioneiras em receber o Projeto “Saúde em Ação”, que traz para o Brasil uma parceria firmada com especialistas da Escócia para apresentar uma nova forma de conduzir a saúde por meio dos cuidados integrados.
Assim, na segunda-feira, 2, uma reunião ocorreu no gabinete da Prefeitura, onde através de videoconferência, o prefeito Jair Carniato atendeu a doutora Magnólia G. Bastos de Oliveira Santos – Assistente Técnica da Unidade de Coordenação de Projetos (UCP) da SES/SP – Programa em Ação de São Paulo, além da Dra. Larissa Veríssimo, mestre e doutora em Saúde Pública, para acompanhar as deliberações.
Participaram ainda o coordenador de Cultura, maestro Márcio Rodrigues; coordenadora das ESFs, Giovana Cadamuro Rocha; coordenadora municipal da Saúde, Renata Bergamo, bem como representantes das demais coordenadorias do município, buscando avaliar as ações desenvolvidas e definir novos objetivos que visem qualificar os atendimentos em todos os setores, sendo a proposta do Saúde em Ação, adaptar esse modelo para a realidade do estado de São Paulo e ter os mesmos resultados positivos.
O projeto, conhecido como “Transformando Juntos”, é realizado apenas em quatro municípios no Litoral Norte, e em Taguaí como cidade piloto na região do Vale do Jurumirim. Liderado pela Dra. Anne Hendry, a equipe escocesa representa três entidades que são referências da saúde pública na Escócia: A Fundação Internacional de Saúde Integrada (IFIC), a Universidade do Oeste da Escócia e o NHS, Sistema de Saúde Público do país considerado referência mundial.
O objetivo é apoiar o município no desenvolvimento de atitudes que criem a possibilidade de uma ação coletiva e compartilhada entre os vários departamentos da Prefeitura, na busca de solução de um problema identificado como prioridade para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
Conforme explicado pela Dra. Magnólia, já na reunião anterior, Taguaí foi escolhida por ter maturidade suficiente para garantir o envolvimento de todos, ter avançado os processos de trabalho em todas as unidades de ESF, ter a integração do prontuário eletrônico entre todos os setores da Saúde, além de o prefeito Jair estar aberto a propostas inovadoras e sempre buscando melhoria na qualidade de vida da população, e há quatro meses, o município vem desenvolvendo ações integradas para resolução de problemas que atingem a população, principalmente adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.
VISITA TÉCNICA
Na reunião, foi acertado ainda que no final do mês, Taguaí vai receber a visita das técnicas da Secretaria do Estado e da Escócia, as quais devem realizar capacitação para os integrantes do projeto e também visitar os setores para acompanhar os avanços do município.
“Com esse programa, cria-se um novo modelo de gestão municipal, voltado para o trabalho integrado e compartilhado, pois o segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipe”, ressaltou o prefeito Jair Carniato ao final da reunião.

Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade