A possibilidade de uma paciente de Itaí estar contaminada com o vírus Covid-19 gerou nova preocupação na região Sudoeste Paulista. O caso teria acontecido no domingo (1º) quando a paciente moradora de Itaí, buscou atendimento médico no Pronto Socorro de Avaré, com sintomas de gripe. Como a paciente confirmou que teria viajado para fora do país recentemente, brotou a suspeita da possível contaminação na equipe que a atendeu.
No entanto, uma nota enviada ao Jornal Sudoeste Paulista pela Imprensa da Prefeitura de Itaí na segunda-feira (02), colocou fim às possibilidades. De acordo com o documento assinado pelo secretário de Saúde, Luiz Gustavo Melo, a moradora de Itaí não esteve em um dos países que fazem parte da denominada “transmissão sustentada”, conforme lista da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Luiz Gustavo informou ainda que o caso sequer foi notificado pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) e que a população pode ficar tranquila. “Aproveitamos para salientar que medidas preventivas devem ser tomadas como lavar as mãos, utilizar álcool 70% e em casos de sintomas de gripe, após viagens a países com doentes pelo coronavírus, o morador deve procurar uma unidade de saúde para prevenção”, enfatiza o secretário.
Semana passada outro caso também de atendimento no Pronto Socorro de Avaré, gerou preocupação em toda a região. Uma moradora, que esteve na Itália recentemente teria procurado atendimento, com inúmeros sintomas. Apesar de nota emitida pela Secretaria de Saúde de Avaré, a possível contaminação da moradora teria sido descartada, porém ela segue sendo monitorada.
Casos suspeitos no Brasil – Segundo dados divulgados pela Agência Brasil EBC, na segunda-feira (02), o Brasil tem, atualmente, 433 casos suspeitos de coronavírus. O número de casos confirmados continua sendo dois, ambos em São Paulo. Todas as regiões do país têm casos suspeitos, sendo São Paulo o estado com o maior número, com 163. Até o momento, são 162 casos descartados, sendo que a maioria tinha Influenza A e Influenza B. Em nota a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou na segunda-feira (02), que 3.043 pessoas já morreram pelo coronavírus e são 88.948 casos confirmados de contaminação no mundo.