Sudoeste Paulista
Marina Queiroz, Edna Borges, consultora de mobilização social da Seja Digital, e Mariza de Proença. Itaporanga assina convênio para receber Kits Gratuitos para TV Digital


TV Digital
Itaporanga assina convênio para receber Kits Gratuitos para TV Digital
Colaborou: Comunicação/ Prefeitura de Itaporanga
11/07/2018 • 20:50:05
Atualizada:
11/07/2018 • 20:51:53
  • Marina Queiroz, Edna Borges, consultora de mobilização social da Seja Digital, e Mariza de Proença.
    Marina Queiroz, Edna Borges, consultora de mobilização social da Seja Digital, e Mariza de Proença.
  • Edna Borges e Mariza de Proença.
    Edna Borges e Mariza de Proença.

Com objetivo de aumentar o sinal digital, iniciar a nova faixa de frequência para celulares e ainda melhorar a qualidade de sons e imagens oferecidas em território nacional, o Ministério das Comunicações e as empresas de telecomunicações estão adaptando, migrando e realizando as mudanças estruturais e físicas necessárias, bem como informando tudo que é necessário para o desligamento do sinal analógico, que ocorrerá dia 28 de novembro deste ano, e posterior ativação do novo sinal digital.

Um dos pontos mais positivos e importantes da migração para tv digital é a liberação de faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitirá que todas as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G com muito mais qualidade e maior cobertura no Brasil, inclusive em ambientes fechados, diferentemente do que é disponibilizado atualmente.

A capital federal Brasília, já é um exemplo dos benefícios trazidos pelo avanço tecnológico do sinal digital, onde as operadoras começaram a trabalhar na frequência de 700 Mhz e equiparam-se tecnologicamente aos países desenvolvidos ao redor do mundo, como Estados Unidos e Reino Unido.

Para que todos tenham acesso a TV Digital, o Governo Federal constituiu, por meio de licitação, a entidade Seja Digital que administrará a digitalização da tv. Esta é uma organização sem fins lucrativos e  braço operacional do processo de transição da tv analógica para a digital em todo o Brasil.

Diante dessa realidade, todas as cidades do país tiveram que assinar um convênio para que as pessoas de baixa renda, que participam de qualquer programa social federal, possam receber o kit gratuito para converter seu aparelho de tv de analógico para digital.

No dia 05 de julho, a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social de Itaporanga, Mariza de Proença, juntamente com a coordenadora de serviços do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Marina Queiroz, estiveram em Itapetininga representando o prefeito Vilson Rodrigues “Cacheta” na assinatura do convênio. Agora, todos os munícipes que fazem parte de qualquer programa social do governo federal poderá requerer o kit gratuito.

O Kit Gratuito de TV Digital é composto por um conversor digital, antena e controle remoto. Com este kit será possível assistir aos canais abertos com a qualidade de TV digital.

De acordo com estimativas do governo federal, serão beneficiadas com o kit gratuito de tv digital cerca de 14 milhões de pessoas ao redor do Brasil, totalizando mais de 1300 cidades recebendo o novo sinal digital, e a distribuição kits já iniciou-se em todo o país. 

Para receber o sinal digital, basta ter o conversor e a antena adequada para recebimento do sinal digital e o kit gratuito de tv digital já vem preparado com as configurações e adequações necessárias para o novo recurso.

Quem possui uma TV de tubo, ou se possui uma TV de plasma ou LCD muito antiga, precisam do kit para a conversão.

Quem pode receber o Kit Gratuito de TV Digital?

Quem é beneficiário dos programas sociais do governo federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica entre outros.

Para receber o kit gratuito de tv digital em Itaporanga é preciso entrar em contato com o CRAS para conferir se possui cadastro no NIS (Número de Identificação Social), é necessário este número para fazer o agendamento e a retirada do conversor tv digital nos Correios através do site www.sejadigital.com.br ou fazendo uma ligação gratuita para 147.

O CRAS de Itaporanga estará orientando os beneficiários e até mesmo fazendo o agendamento para aqueles que não conseguirem. O agendamento serve para que a pessoa retire o kit na agência dos Correios.

Mais informações no CRAS ou pelo telefone 3565-3031.

Como Saber o Número do NIS do Bolsa Família?

O NIS é o dado usado principalmente, pela Caixa Econômica Federal e CadÚnico (Cadastro Único) composto por 11 dígitos e é responsável por identificar todos os beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como  Bolsa-Família, Bolsa-Escola, Bolsa-Estiagem, Minha Casa Minha Vida, Tarifas Sociais, entre outros.

É importante sempre ter em mãos o Número de Identificação quando for se cadastrar ou receber qualquer tipo de benefício social do Governo Federal.

O que Fazer Quando Não tem Direito ao Kit Gratuito de TV Digital?

Para quem não participa de nenhum dos programas sociais do governo e deseja receber o sinal de TV digital será obrigado a adquirir os equipamentos para passar a receber corretamente o novo sinal. O kit de tv digital poderá ser encontrado em lojas físicas e também nas lojas virtuais.

Como Apontar a Antena e Captar o Sinal Digital?

Ao instalar a antena UHF para captar o novo sinal digital, há certos televisores que podem apresentar alguns problemas pontuais na transmissão e imagem. Um pequeno detalhe nesse caso pode fazer toda a diferença – a posição da própria antena UHF.

É importante ressaltar que para realizar instalação correta da antena, bem como a escolha do modelo mais adequado, é importante consultar um especialista ou técnico da área.



































Veja também ...

Aplicativo para aquisição de combustível traz economia para o município, diz Prefeitura de Itapeva

Fazer mais com menos. A forma de abastecimento dos veículos oficiais foi totalmente readequada para melho...

Vereador de Bernardino de Campos tem seu mandato cassado por 8 votos a 1

Na quinta-feira, dia 9 de agosto o plenário da Câmara Municipal de Bernardino de Campos esteve repl...

Itararé 125 anos: Escolas se preparam para desfile cívico do aniversário da cidade

Itararé celebra este mês, 125 anos. Para comemorar a data, a Prefeitura, através da Secretar...

Esposa de detento tentou ingressar no CDP de Itatinga com maconha na genitália

Está cada vez mais frequente que familiares e visitantes de presos criem técnicas surpreendentes p...

Jovens que traficavam entorpecentes em Fartura são presos em Bauru

Através de seu trabalho investigativo, a polícia Civil de Fartura colaborou para a prisão d...

Prefeitura de Fartura cria página no Facebook: /PrefeituradeFartura

Na sexta (3), foi realizada uma reunião na Prefeitura Municipal de Fartura, que contou com a presen&ccedi...

Fartura compra ônibus de R$ 610 mil para o transporte de pacientes

A Prefeitura Municipal de Fartura adquiriu nesta semana através de um processo de licitação...

Crise obriga Prefeitura de Itaporanga a diminuir horários de atendimento ao público

Devido à crise econômica que assola o país e ao período eleitoral que impede libera&c...

Prefeitura de Avaré pretende limpar a cidade com a operação 'Limpa Bairro'

Entre os dias 20 e 25, a Prefeitura de Avaré, através das Secretarias de Serviços e de Meio...

Homem é esfaqueado dentro de casa noturna; noutro caso em Avaré, professor e mais dois são pegos com carros roubados

Um homem foi esfaquado, na madrugada deste sábado (11), dentro de uma casa noturna localizada na Avenida ...

Sudoeste Paulista
Sudoeste Paulista    •    Nossa Missão é Integrar a Região    •    Todos os Direitos Reservados