Sudoeste Paulista
Crianças esperando para entrar no BuZum (CCR SPVias) (2) Itapeva e Itararé recebem espetáculo 'Sabor de Vitória' da Cia BuZum!
Senhoras e Senhores
Itapeva e Itararé recebem espetáculo 'Sabor de Vitória' da Cia BuZum!
Encenação de bonecos acontecerá entre os dias 9 e 16 de abril
Colaborou: Rafaele Breves - CCR SPVias
08/04/2018 • 09:07:53
Atualizada:
08/04/2018 • 09:08:37
  • Crianças esperando para entrar no BuZum (CCR SPVias) (2)
    Crianças esperando para entrar no BuZum (CCR SPVias) (2)

O Ministério da Cultura e o Instituto CCR levam o espetáculo Sabor da Vitória para Itapeva e Itararé, entre os dias 9 e 16 de abril. A encenação é realizada pelo BuZum!, companhia de teatro de bonecos sobre rodas que circula por todo o Brasil levando a magia do palco para alunos de escolas públicas.

Com o patrocínio da CCR SPVias, empresa fiscalizada pela ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), o BuZum! apresentará sessões gratuitas nas escolas municipais das cidades.

O tema do espetáculo desse ano é alimentação saudável, que vem ganhando mais adeptos pelo mundo afora. “Quando mais cedo começarmos a entender isso, melhor será, afinal a obesidade infantil tem crescido muito nos últimos anos”, afirma Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum! Não é à toa que essa questão tão emergente seja levada às escolas, já que a obesidade cresceu 60% no Brasil nos últimos dez anos. Uma em cada cinco pessoas no país está acima do peso, segundo pesquisa divulgada no Ministério da Saúde, em 2017.

De forma cômica e criativa, o BuZum! encenará uma fabulosa história com charmosos bonecos, retratando cenas muito reais dos dias atuais. “Partimos do ponto que, determinados alimentos causam benefícios, ou malefícios em nosso corpo. Se isso já é uma preocupação aos adultos, por que não iniciarmos às crianças? Decidimos trazer essa reflexão também para os pequenos, pois através da reeducação eles poderão lembrar e assimilar no futuro”, explica Beto Andreetta, diretor do BuZum! e da Pia Fraus.

Entender como o alimento age diretamente na vida de um ser humano pode colaborar com um destino mais positivo e com menos doenças. É exatamente isso que a história da peça Sabor de Vitória abordará de forma poética e lúdica.

Com texto de Claudia Naoum, concepção de Beto Andreetta e Mari Gutierrez e direção de Wanderley Piras, o famoso ditado “Somos aquilo que nos alimentamos” será explicado por meio de brincadeiras e diálogos de uma das personagens principais: Júlia, uma esperta e curiosa menina, recebe uma medalha de campeã de um torneio de embaixadinhas, quando encontra uma caveira brincalhona. Depois do susto inicial, a menina descobre que a caveira é na verdade o esqueleto de Luiz, um menino preguiçoso e com péssimos hábitos alimentares. Júlia tenta ajudar o esqueleto e outros órgãos de Luiz para melhorar seus hábitos alimentares. No espetáculo, diversos bonecos como: o cérebro, o coração, os olhos, a boca, o nariz e a orelha transmitem a mensagem do que cada alimento causa no organismo.

A itinerância pelas 24 cidades é apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da CCR SPVias e acontece de até o mês de novembro de 2018, circulando por vários estados do Brasil. O Instituto CCR é uma entidade privada sem fins lucrativos, criada em 2014 para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de 10 anos pela empresa, por meio das concessionárias do Grupo CCR.

BuZum! em 8 anos

Em setembro de 2018, o BuZum! completará oito anos de existência com números expressivos e motivos de sobra para comemorar. São mais de 350 mil quilômetros rodados para realizar 10.000 apresentações a mais de Meio Milhão de espectadores nas mais de 2.000 escolas públicas* de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Repertório

O repertório da companhia possui 11 peças criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: Darwin BRsobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bolaespetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia. O BuZum! tem, também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, rotina no cotidiano dos jovens. Em 2017, a companhia estreou Mamulengo e Que lixo é lixo? E em 2018 a Cia. estreia seu mais novo espetáculo, Sabor de Vitória, acerca da alimentação saudável.

Itapeva - 9, 10 e 11 de abril

Local:
 Adesai (Rua Joaquim de Almeida Barros, 85 - Vila Dom Bosco)

Horários: 9h40 10h20 11h - 13h30 14h10 14h50 15h30

Itararé - 12, 13 e 16 de abril

Local:
 Praça São Pedro (sem número, centro)

Horários: 9h40 10h10 10h40 - 13h30 14h10 14h50

Classificação: 3 a 11 anos

Capacidade: 50 pessoas por sessão

Duração: 20 minutos


Buzum_saborvitoria_Milene Milan_baixa4
Buzum_saborvitoria_Milene Milan_baixa4
















































Veja também ...

Em Capão Bonito, pavimentação asfáltica começa no Conjunto Habitacional da Vila Maria

Mais uma boa notícia para os futuros moradores do Conjunto Habitacional da Vila Maria.
Começ...

Aulas de zumba fitness é projeto que deu certo em Capão Bonito

A Prefeitura de Capão Bonito através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (CRAS) inic...

Leilão de bens inservíveis é realizado pela Prefeitura de Itaberá

A Prefeitura Municipal de Itaberá visando o objetivo em renovar a frota de veículos, como pode-se ...

Inaugurada nova sede do CREAS de Itaí

A Prefeitura de Itaí, através da Secretaria do Bem Estar social inaugurou na terça-feira, 1...

Pizzaria de Avaré coloca o cliente no clima da Copa 2018

Em atividade na Estância Turística de Avaré, desde 2010, a Pizzaria Bella Pizza especializad...

Manduri e Iaras recebem do Governo do Estado suas clínicas do Programa Saúde em Ação

O governador Márcio França entregou nesta quinta-feira, 10, três clínicas (Unidades B...

Itararé conquista 15 troféus na Copa Sul Paulista de Mountain Bike

Os atletas de Itararé conquistaram 15 troféus na terceira etapa da Copa Sul Paulista de Mountain B...

Começam as obras de revitalização da piscina municipal de Itaí

A Prefeitura de Itaí através do Departamento Municipal de Esportes Lazer e Recreação...

Ladrão disse para a polícia que rouba para sustentar o vício em drogas

Um homem foi preso por volta das 14:40 horas desta sexta-feira (11), ainda carregando o produto de furto. O rapa...

Fundo Social de Capão Bonito anuncia pontos de coleta da Campanha do Agasalho 2018

A Campanha do Agasalho deste ano já começou em todo o estado e também em Capão ...

Sudoeste Paulista
Sudoeste Paulista    •    Nossa Missão é Integrar a Região    •    Todos os Direitos Reservados