Sudoeste Paulista
Rally da Safra 2018 passará pelo Sudoeste Paulista, mais precisamente por Capão Bonito, Paranapanema e Itapeva


Agro
Rally da Safra 2018 passará pelo Sudoeste Paulista, mais precisamente por Capão Bonito, Paranapanema e Itapeva
Colaborou: Wagner A. Santos - AI PM Capão Bonito
02/03/2018 • 17:08:59
Atualizada:
02/03/2018 • 08:25:32

O Rally da Safra 2018, maior levantamento da safra de grãos do País, chegará ao interior de São Paulo na próxima segunda-feira, 5 de março.

Os técnicos da Equipe 7 partem de Campinas e seguem para avaliação das áreas de soja nas regiões de Holambra, Itapetininga, Paranapanema, Capão Bonito e Itapeva.

“A expectativa é encontrar lavouras em boas condições porque são áreas que o produtor investe muito em tecnologia”, diz Fabio Meneghin, coordenador do Rally da Safra e sócio analista da Agroconsult, consultoria que organiza a expedição técnica.

A expectativa pré Rally da Safra, a ser confirmada em campo, é de uma produção de 117,5 milhões de toneladas de soja em todo Brasil.

Para São Paulo, a produção deve aumentar 6% e alcançar o volume de 3,3 milhões de toneladas.

Na safra passada os paulistas colheram 3,1 milhões de toneladas do grão. Já a área plantada poderá crescer 7%, passando de 900 mil hectares no período 2016/17 para 960 mil hectares nesta safra.

O objetivo da expedição é avaliar o potencial produtivo das lavouras, características físicas e nutricionais da soja, níveis de fertilidade do solo, presença de pragas, doenças e plantas daninhas, entre outros dados, além de reunir e visitar produtores das regiões visitadas. Depois, a Equipe 7 segue para o Sul do Brasil para verificar as condições das lavouras no Paraná, finalizando esta etapa no dia 9 de março em Chapecó/SC.

Roteiro - Nesta 15ª edição do Rally são 12 equipes em campo, das quais nove avaliarão as lavouras de soja até o mês de março.

Outras três vão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra. O levantamento acontecerá em 500 municípios nos 13 principais estados produtores que correspondem a 95% da área de soja e 72% da área de milho: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins.

Os técnicos avaliarão as condições das lavouras, população de plantas, peso médio de grãos, incidência de pragas, doenças e ervas daninhas, características físicas e nutricionais da soja, cobertura do solo, levantamento da participação de transgênicos, entre outros aspectos.

A expedição fará dez eventos regionais – com objetivo de divulgar dados da safra e apresentar cenários de mercado - e 30 cafés com produtores - para levantar expectativas sobre a safra da região e debater temas importantes para o setor. Diversas entrevistas com produtores e técnicos ao longo do percurso serão realizadas para validar as informações coletadas a campo. A estimativa é percorrer um total de 95 mil quilômetros neste ano, com aproximadamente 1500 lavouras amostradas e 3.000 produtores contatados.

As atividades em campo do Rally da Safra tiveram início no dia 15 de janeiro com a Equipe 1 no Mato Grosso. A Equipe 2 foi para as regiões Norte e Oeste do Paraná entre 22 e 24 de janeiro. Depois seguiu para o Mato Grosso do Sul cobrindo toda a região Sul até chegar a Campo Grande, finalizando a etapa no dia 27 de janeiro.

De 29 de janeiro a 3 de fevereiro, a Equipe 3 esteve na região do Sudoeste de Goiás e no Sudeste do Mato Grosso para fazer o levantamento das lavouras de ciclo precoce da soja. Já a Equipe 4 retornou ao Mato Grosso para avaliar a soja de ciclo médio e tardio na região do Médio-Norte do estado. A Equipe 5 foi ao Nordeste do Mato Grosso, finalizando o levantamento de soja no Estado.

Em seguida, a Equipe 6 percorreu Goiás e Minas Gerais entre os dias 5 e 9 de março. Depois, a expedição irá para o Sul e fica até o dia 15 de março com a Equipe 8 visitando áreas no Oeste de Santa Catarina e nas regiões do Planalto e Missões do Rio Grande do Sul.

A Equipe 9 finalizará essa etapa com foco nas avaliações de soja no Nordeste e Norte do Brasil, nas regiões do Oeste da Bahia, Sul do Piauí, Maranhão e Tocantins.

Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra entre os dias 14 de maio e 8 de junho no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2018 chega à 15ª edição com patrocínio do Banco Santander, FMC, Monsanto, VLi, Amarok / Volkswagen, com apoio da FIESP, Fundação Agrisus e WebMotors.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafrae www.facebook.com.br/RallydaSafra



























































Veja também ...

Canção 'Do Lado de Dentro' venceu a 36ª Fampop; Festival homenageou o apresentador Clóvis Guerra

A música “Do Lado de Dentro”, do paulistano Thiago K e do goiano Kleuber Garcêz, foi a ...

Bandidos quebram parede e roubam casa lotérica no centro de Avaré

Dois homens invadiram uma casa lotérica e furtaram cerca de R$ 30 mil, na área central de Avar&eac...

Comunidade católica realiza a tradicional Festa da Padroeira de Fartura, Nossa Senhora das Dores

Os últimos finais de semana foram de festa para a população farturense, pois a Paróq...

Em Taguaí teve festa beneficente ao Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer

Em benefício ao Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Taguaí, foi realizado no sá...

Educação de Avaré se manifesta oficialmente sobre ocorrência de maus tratos na creche Camila Negrão

A Secretaria Municipal da Educação informa que, em relação a ocorrência divulg...

Profissionais da beleza de Capão Bonito estiveram na '14ª Beauty Fair'

Capão Bonito marcou presença mais uma vez na maior feira de beleza profissional das América...

Policiais Militares do 53º Batalhão recebem homenagens em Itaporanga

Em uma cerimônia realizada no Auditório do Fórum de Itaporanga, na manhã do dia 18 de...

Sábado a noite tem banda no Largo São João; No domingo o Desfile dos 157 anos de Avaré

A Secretaria Municipal da Cultura promoverá na noite deste sábado, 15 de setembro, feriado municip...

Em Itapeva, Projeto Horta Comunitária ensina alunos a plantar, colher e se alimentar

Mais de 100 alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Celso Duch Villar e Saturni...

Camerata com Marcelo Bratke em Capão Bonito homenageou Villa-Lobos

Capão Bonito recebeu no último sábado, 15/09, a apresentação gratuita do Proj...

Sudoeste Paulista
Sudoeste Paulista    •    Nossa Missão é Integrar a Região    •    Todos os Direitos Reservados