Sudoeste Paulista
Rally da Safra 2018 passará pelo Sudoeste Paulista, mais precisamente por Capão Bonito, Paranapanema e Itapeva


Agro
Rally da Safra 2018 passará pelo Sudoeste Paulista, mais precisamente por Capão Bonito, Paranapanema e Itapeva
Colaborou: Wagner A. Santos - AI PM Capão Bonito
02/03/2018 • 17:08:59
Atualizada:
02/03/2018 • 08:25:32

O Rally da Safra 2018, maior levantamento da safra de grãos do País, chegará ao interior de São Paulo na próxima segunda-feira, 5 de março.

Os técnicos da Equipe 7 partem de Campinas e seguem para avaliação das áreas de soja nas regiões de Holambra, Itapetininga, Paranapanema, Capão Bonito e Itapeva.

“A expectativa é encontrar lavouras em boas condições porque são áreas que o produtor investe muito em tecnologia”, diz Fabio Meneghin, coordenador do Rally da Safra e sócio analista da Agroconsult, consultoria que organiza a expedição técnica.

A expectativa pré Rally da Safra, a ser confirmada em campo, é de uma produção de 117,5 milhões de toneladas de soja em todo Brasil.

Para São Paulo, a produção deve aumentar 6% e alcançar o volume de 3,3 milhões de toneladas.

Na safra passada os paulistas colheram 3,1 milhões de toneladas do grão. Já a área plantada poderá crescer 7%, passando de 900 mil hectares no período 2016/17 para 960 mil hectares nesta safra.

O objetivo da expedição é avaliar o potencial produtivo das lavouras, características físicas e nutricionais da soja, níveis de fertilidade do solo, presença de pragas, doenças e plantas daninhas, entre outros dados, além de reunir e visitar produtores das regiões visitadas. Depois, a Equipe 7 segue para o Sul do Brasil para verificar as condições das lavouras no Paraná, finalizando esta etapa no dia 9 de março em Chapecó/SC.

Roteiro - Nesta 15ª edição do Rally são 12 equipes em campo, das quais nove avaliarão as lavouras de soja até o mês de março.

Outras três vão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra. O levantamento acontecerá em 500 municípios nos 13 principais estados produtores que correspondem a 95% da área de soja e 72% da área de milho: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins.

Os técnicos avaliarão as condições das lavouras, população de plantas, peso médio de grãos, incidência de pragas, doenças e ervas daninhas, características físicas e nutricionais da soja, cobertura do solo, levantamento da participação de transgênicos, entre outros aspectos.

A expedição fará dez eventos regionais – com objetivo de divulgar dados da safra e apresentar cenários de mercado - e 30 cafés com produtores - para levantar expectativas sobre a safra da região e debater temas importantes para o setor. Diversas entrevistas com produtores e técnicos ao longo do percurso serão realizadas para validar as informações coletadas a campo. A estimativa é percorrer um total de 95 mil quilômetros neste ano, com aproximadamente 1500 lavouras amostradas e 3.000 produtores contatados.

As atividades em campo do Rally da Safra tiveram início no dia 15 de janeiro com a Equipe 1 no Mato Grosso. A Equipe 2 foi para as regiões Norte e Oeste do Paraná entre 22 e 24 de janeiro. Depois seguiu para o Mato Grosso do Sul cobrindo toda a região Sul até chegar a Campo Grande, finalizando a etapa no dia 27 de janeiro.

De 29 de janeiro a 3 de fevereiro, a Equipe 3 esteve na região do Sudoeste de Goiás e no Sudeste do Mato Grosso para fazer o levantamento das lavouras de ciclo precoce da soja. Já a Equipe 4 retornou ao Mato Grosso para avaliar a soja de ciclo médio e tardio na região do Médio-Norte do estado. A Equipe 5 foi ao Nordeste do Mato Grosso, finalizando o levantamento de soja no Estado.

Em seguida, a Equipe 6 percorreu Goiás e Minas Gerais entre os dias 5 e 9 de março. Depois, a expedição irá para o Sul e fica até o dia 15 de março com a Equipe 8 visitando áreas no Oeste de Santa Catarina e nas regiões do Planalto e Missões do Rio Grande do Sul.

A Equipe 9 finalizará essa etapa com foco nas avaliações de soja no Nordeste e Norte do Brasil, nas regiões do Oeste da Bahia, Sul do Piauí, Maranhão e Tocantins.

Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra entre os dias 14 de maio e 8 de junho no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2018 chega à 15ª edição com patrocínio do Banco Santander, FMC, Monsanto, VLi, Amarok / Volkswagen, com apoio da FIESP, Fundação Agrisus e WebMotors.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafrae www.facebook.com.br/RallydaSafra
























































Veja também ...

Avaré também tem quadrilha roubando fios de energia elétrica

Conforme informações da assessoria da Polícia Militar, na última quinta-feira, 7, po...

Paulistas comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente com criação de 2 importantes Unidades de Conservação e de Proteção

Nesta terça-feira, dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de ...

Interditado o prédio da Escola do Bairro Cruzeirão, município de Itaporanga

O prédio da Escola Professor Júlio Gonçalves de Oliveira, do Bairro Cruzeirão, foi i...

Parceria leva projeto de proteção e desenvolvimento sustentável à escola de Capão Bonito

A Prefeitura de Capão Bonito, a Cooperativa Agrícola de Capão Bonito (CACB) e empresa Synge...

Namoro entre funcionários não pode ser proibido, recorda Sincomerciários de Itapeva

Nesta semana, o Brasil celebra o Dia dos Namorados. Com a convivência diária, muitas vezes os profi...

Municipalização do Horto Florestal de Avaré é assinada pelo Governador Márcio França

Depois de dezenas de encontros e audiências públicas a respeito da municipalização do...

Águas de Santa Bárbara recebe Mostra Cultural da Fundação CASA

Quadros inspirados em paisagens, na natureza e em elementos do cotidiano são apenas algumas das diversas ...

Banco do Povo é inaugurado em Bom Sucesso de Itararé

O município de Bom Sucesso de Itararé é a mais uma das localidades paulistas a conta com o ...

Prefeito de Avaré, Jô Silvestre nomeia a nova direção da FREA

Na tarde desta sexta-feira, 8, o prefeito Jô Silvestre definiu a nova direção da Funda&ccedi...

Agricultores capãobonitenses são capacitados para produção de tomate orgânico

A prefeitura de Capão Bonito através da Secretaria Municipal de Agropecuária, Obras e Meio ...

Sudoeste Paulista
Sudoeste Paulista    •    Nossa Missão é Integrar a Região    •    Todos os Direitos Reservados