Sudoeste Paulista
O governador Geraldo Alckmin com os representantes da corretora paulista Socopa, que ficará responsável pela administração do fundo por cinco anos Governo do Estado realiza pregão para escolha do gestor do Fundo Imobiliário
Propriedade do Estado
Governo do Estado realiza pregão para escolha do gestor do Fundo Imobiliário
Administrador privado será contratado para operar venda de imóveis públicos ociosos. Medida inédita visa otimizar e racionalizar os recursos públicos disponíveis.
Colaborou: Assessora de Imprensa
05/02/2018 • 07:55:59
Atualizada:
05/02/2018 • 12:38:21
  • O governador Geraldo Alckmin com os representantes da corretora paulista Socopa, que ficará responsável pela administração do fundo por cinco anos
    O governador Geraldo Alckmin com os representantes da corretora paulista Socopa, que ficará responsável pela administração do fundo por cinco anos

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 30, o vencedor do pregão para contratação de serviços técnicos especializados para estruturação, administração, custódia e operação do Fundo de Investimento Imobiliário do Estado de São Paulo (FII). As propostas foram dadas na sede da Secretaria da Fazenda e o vencedor do certame, com o melhor lance ofertado, foi a Socopa Corretora Paulista, que ficará responsável pela administração do fundo por cinco anos, podendo ser prorrogado.

“Demos um passo inovador que pode ser um exemplo para o Brasil, do primeiro Fundo Imobiliário público do país. E contratamos um consócio com expertise”, comentou o governador.

O Fundo de Investimento Imobiliário do Estado de São Paulo conta com um portfólio de 264 imóveis, de um estoque de mais de 5 mil, presentes em todas as regiões do Estado e avaliados em aproximadamente R$ 1 bilhão.

“Imagine quantos imóveis públicos tem parados no Brasil, no país inteiro, esse país continental, o custo de manter todos esses imóveis. O risco de invasão desses imóveis e a perda econômica e social”, descreveu o governador sobre os prejuízos de se ter imóveis inutilizados. “Às vezes, você tem um terreno à beira de uma rodovia, como a Castelo Branco, de uma autoestrada, que poderia gerar muito emprego, ter uma indústria, uma atividade logística, e os terrenos estão lá, parados sem nenhuma utilidade”, exemplificou.

Com a licitação vencida hoje, o Estado cria uma espécie de imobiliária pública. Nessa primeira oferta ao mercado foram selecionados imóveis com documentação mais regularizada e que podem ser vendidos com maior facilidade. No estoque estão contemplados imóveis comerciais, residenciais, terrenos, barracões, oficinas e ginásios incorporados pelo Estado ao longo do tempo.

São Paulo é pioneiro na criação de um mecanismo para otimizar e racionalizar os recursos públicos disponíveis com a venda desses imóveis, que representa não apenas o ingresso de valores no Tesouro Estadual, mas também uma importante redução de despesas administrativas e de custeio.

A Companhia Paulista de Parcerias – CPP, ligada à Secretaria da Fazenda, é responsável por conduzir a licitação, contratar o administrador e acompanhar a gestão do fundo com o agente privado.

Mais informações: www.imoveis.sp.gov.br


Representantes do poder público e privado durante o pregão para contratação de serviços técnicos especializados para estruturação, administração, custódia e operação do Fundo de Investimentos Imobiliário do Estado de São Paulo FII
Representantes do poder público e privado durante o pregão para contratação de serviços técnicos especializados para estruturação, administração, custódia e operação do Fundo de Investimentos Imobiliário do Estado de São Paulo FII













































Veja também ...

Depois da polêmica, serviços de lajotamento do bairro Jardim da Serra em Fartura, voltam a ser executados

Na manhã de segunda-feira, 07, os moradores do bairro Jardim da Serra em Fartura acordaram contentes, poi...

Adepto ao municipalismo, governador recebe prefeitos da região

Recentemente o Portal do Sudoeste Paulista acompanhou uma visita do então vice-governador, Márcio ...

Técnicos do ITESP verificam em Sarutaiá, loteamentos sem documentação

Os moradores de Sarutaiá convivem com uma situação muito difícil, possuem alguns im&...

Na zona rural de Fartura, mulher é encontrada morta ao lado da filha de 1 ano e meio

A noite de terça-feira, 08, foi de pânico para os munícipes de Fartura, quando se espalhou a...

Aulas de zumba fitness é projeto que deu certo em Capão Bonito

A Prefeitura de Capão Bonito através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (CRAS) inic...

Equipe de Avaré participa hoje (16) do 21° Circuito Especial de Atletismo

A equipe municipal de Atletismo Adaptado do Núcleo Esportivo Especial de Avaré confirmou presen&cc...

Atletismo Adaptado de Avaré conquista 11 medalhas no Circuito Especial

Na última quarta-feira, 16, a equipe de Atletismo Adaptado do Núcleo Esportivo Especial de Avar&ea...

Manduri e Iaras recebem do Governo do Estado suas clínicas do Programa Saúde em Ação

O governador Márcio França entregou nesta quinta-feira, 10, três clínicas (Unidades B...

SESI assina convênio Atleta do Futuro com Avaré, Paranapanema e Iaras

O Sesi-SP inaugura novo campo de futebol society em Avaré (Av. Governador Mario Covas, 600), que tev...

Abertas as inscrições para o concurso Miss Itararé be emotion 2018

Estão abertas, e seguem até o dia 25 de maio, as inscrições para o concurso da Miss ...

Sudoeste Paulista
Sudoeste Paulista    •    Nossa Missão é Integrar a Região    •    Todos os Direitos Reservados